NIC.br

Ir para o conteúdo
26 JAN 2007

Número de ataques de vírus na internet brasileira triplicou em 2006






Veículo: O Globo Online
Data: 26/01/2007
Autor: Luiz Cláudio de Castro
Assunto: Segurança

BRASÍLIA - No rastro do crescimento do comércio eletrônico e da popularização da internet, as fraudes e ataques de vírus também se multiplicam pela rede. De acordo com os números do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CerT.br), somente entre 2005 e 2006 o número de incidentes com vírus na internet brasileira cresceu 191%, subindo de 68 mil para 197 mil. Os números correspondem a todos os casos relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários durante todo o ano.

Os worms, espécie de vírus capaz de se propagar automaticamente, enviando cópias de si próprio para diversos computadores, foram os maiores responsáveis pelo crescimento. De acordo com o levantamento, somente este tipo de ataque cresceu 532% em 2006. Os worms podem também se instalar no computador para futuramente roubar os dados, explica o diretor-executivo da OS&T Informática e especialista em segurança digital, Sérgio Leandro.

Ainda segundo o especialista, os usuários devem voltar a atenção aos ataques à identidade digital, pois cada vez mais os fraudadores vão tentar diferentes formas de obter os dados pessoais e financeiros para, além do roubo direto, usar a identidade falsa para ataques a instituições e empresas. Ele também alerta para o uso de computadores com tecnologia sem fio.

- O segmento que vai estar ainda mais sob os holofotes dos invasores em 2007 é o das redes e comunicações sem fio (wireless). Com a popularização dos dispositivos móveis portáteis, como notebooks e os smartphones, as fraudes vão crescer e com um agravante. Por não haver ligação física (cabos de comunicação), os usuários relaxam ainda mais com a segurança, achando que provavelmente não ocorrerá um acesso indevido a seus equipamentos - afirma.

Sérgio Leandro observa que ainda há pouca proteção para esses dispositivos e as que já estão disponíveis não são devidamente difundidas.

- Portanto, como o número desses equipamentos cresce a cada dia, infelizmente as fraudes vão acompanhar esse crescimento. Restará saber em que proporcionalidade - afirma Leandro.

O Cert.br é ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil e é responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à internet no país.