NIC.br

Ir para o conteúdo
11 MAR 2003

NBSO lança nova versão de Cartilha de Segurança para Internet






Arquivo do Clipping 2003

Documento é voltado para os usuários finais e traz importantes dicas de segurança

11 de março de 2003

Veículo: Módulo Security Magazine
Autor: Luis Fernando Rocha

O grupo de segurança NIC BR Security Office (NBSO), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, lançou nesta terça-feira (11/03) uma nova versão da "Cartilha de Segurança para Internet", voltada para orientação de usuários finais de internet quanto aos princípios básicos de segurança.

Segundo o NBSO, o formato da Cartilha foi "alterado para facilitar a leitura e a localização de assuntos específicos". Além disso, entre os sete capítulos da nova versão, são abordados quatro novos assuntos: "Fraude no uso de sites de comércio eletrônico e de bancos"; "Aspectos de segurança para usuários de banda larga"; "Recomendações de segurança para clientes de redes wireless e também para aqueles que pretendem montar uma rede doméstica"; e "Aspectos de privacidade envolvidos na criação de páginas web e blogs, no uso de e-mails, e no armazenamento de dados em disco".

As outras boas novidades do documento são a inclusão de um "Checklist, que apresenta um resumo dos cuidados básicos citados ao longo de todas as partes do documento, e um Glossário com termos usados ao longo do documento".

Cristine Hoepers, Analista de Segurança Sênior do NBSO, explica a importância da adoção de procedimentos de segurança na web. "Nos últimos anos, o usuário final, de modo geral, aumentou sua preocupação com questões como vírus e invasões. Mas notamos que, neste período, os atacantes estão investindo mais em técnicas de engenharia social para cometer fraudes na Internet. Deste modo, cremos que é hora de o usuário voltar sua atenção para o seu comportamento na Internet e redobrar os cuidados com o recebimento de arquivos anexados, com mensagens de pessoas se fazendo passar por pessoas e instituições, além de cuidados especiais na realização de transações via Internet".

Muitos especialistas apontam a falta de cultura preventiva como um dos principais obstáculos à segurança de sistemas em redes. Como o NBSO analisa essa questão? "Esta é uma questão muito séria e importante. Muitos comprometimentos de redes de empresas, por exemplo, ocorrem por descuidos dos usuários da rede, que normalmente envolvem a instalação de arquivos obtidos de sites desconhecidos, abertura de documentos infectados por vírus de macro, entre outros. Aconselhamos que os usuários procurem seguir as dicas presentes na cartilha, de modo a minimizar os problemas de segurança", diz Hoepers.

Faça download da Cartilha aqui. Esta nova versão do documento está disponível em PDF e HTML.

Saiba mais:

"Cartilha ensina usuários finais sobre procedimentos de segurança na Internet"