NIC.br

Ir para o conteúdo
13 FEV 2019

MPF, SaferNet e CGI participam do #InternetMaisPositiva no Cristo Redentor


MPF - 11/2/2019 - [gif]


Assunto: Dia da Internet Segura

Campanha fecha série de 108 atividades promovidas em 22 estados pelo Dia da Internet Segura

Aos pés do monumento do Cristo Redentor, foi promovido nesta sexta-feira (8) o encerramento da semana em que foi celebrado, em 151 países, o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day 2019, no último dia 5). É o 11º ano de celebração da data no Brasil, onde a ONG SaferNet a promove desde 2009 – e com apoio do Ministério Público Federal, desde 2011. Neste ano, o MPF realizou atividades pela data no Rio de Janeiro, São Paulo – dois estados onde o MPF tem núcleos especializados no combate de crimes cibernéticos – e no Rio Grande do Sul, integrando a agenda que contou com mais de 108 eventos em 61 cidades de 22 estados.

Diante de centenas de visitantes de diversas origens no Corcovado, o evento #InternetMaisPositiva reuniu procuradores do MPF e representantes da ONG SaferNet e do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) para destacar o papel do combate e prevenção das violações online de direitos. Os turistas e moradores que visitavam o monumento receberam materiais da campanha sobre segurança digital, sendo que dezenas aceitaram o convite para posar diante do Cristo com a moldura de apoio ao dia.

No ato solene, falaram representantes do MPF, SaferNet, CGI.br e Arquidiocese, que expressaram o significado do evento dentro da atuação de suas instituições. Em nome do MPF, a coordenadora nacional do Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética, Neide Cardoso de Oliveira, frisou que a segurança online é uma responsabilidade de todos, por isso, o MPF tem investido na repressão de crimes cibernéticos tanto quanto na prevenção de violações online de direitos, orientando crianças e jovens pelo projeto MP pela Educação Digital nas Escolas, de capacitação de educadores. O MPF também foi representado pela procuradora da República Ana Padilha, procuradora regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, que também está à frente do projeto de educação digital.

“O MPF espera que o evento hoje possa dar a nossa sociedade a dimensão da importância e da necessidade da educação digital das futuras gerações”, afirmou a procuradora regional da República Neide Cardoso de Oliveira. “Noções de ética, cidadania e respeito ao outro na internet devem ser ensinadas sim nas escolas, devido à imaturidade própria da idade de crianças e adolescentes, que precisam apreendê-las, além de ajudar a desmistificar a ideia de que o professor precisa entender da tecnologia para ensinar tais noções.”

O advogado Bruno Bioni, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), criado para implementar os projetos do CGI.br, e autor do livro recém-lançado “Proteção de dados pessoais: a função e os limites do consentimento”, destacou que a segurança na internet presume que se possa usá-la sem preocupação e enalteceu o decálogo de princípios da internet no país, proposto pelo CGI.br em 2009 e que abrange questões como universalidade, diversidade, inovação e neutralidade da rede.

O diretor de prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm, opinou que é especial celebrar o Dia da Internet Segura no Cristo Redentor. “Esse é o lugar mais emblemático possível por sinalizar como é preciso abraçar a positividade”, afirmou Nejm, citando o lema da edição 2019 (“Internet mais positiva”) e o alcance de mais de 110 eventos em mais de 50 cidades.

O Padre Omar, do Santuário Cristo Redentor, fez questão de realçar o papel da transcendência para a busca de valores e inspiração quando se trata de segurança digital. Ele anunciou ainda que, a partir deste ano, o Dia da Internet Segura passará a constar no calendário oficial da Arquidiocese do Rio, cuja adesão teve, além da acolhida ao #InternetMaisPositiva no Cristo Redentor, um marco simbólico na iluminação do monumento nas cores azul e laranja (cores da campanha) na noite da véspera do evento no Rio.