NIC.br

Ir para o conteúdo
07 NOV 2018

Metade da população brasileira ouve música e assiste a vídeos pela Internet


Abranet - 06/11/2018 - [gif]


Assunto: TIC Domicílios 2017

Os serviços de streaming apresentam tendência de crescimento entre usuários de Internet. Dados inéditos da pesquisa TIC Domicílios 2017 apontam que metade (50%) da população ouve músicas pela Internet e a mesma proporção assiste a vídeos, programas, filmes ou séries online. Um terço (29%) dos brasileiros ouve música pela Internet todos os dias, sendo que a frequência diária é mais comum entre os mais novos: 55% dos jovens de 16 a 24 anos possuem o hábito de ouvir músicas online diariamente.

O módulo de atividades culturais incluído pela primeira vez na pesquisa TIC Domicílios 2017 foi apresentado durante o debate de lançamento da publicação TIC Domicílios 2017 no VIII Fórum da Internet no Brasil, que acontece esta semana, em Goiania.

Enquanto predomina o hábito de ouvir música pela Internet diariamente, a frequência semanal ou diária é mais comum para filmes (27%) e séries (21%). Pagar para acessar tais conteúdos é uma prática menos presente entre a população brasileira, chegando a 10% para filmes e séries e 5% para músicas.

No universo dos brasileiros usuários de Internet, a TIC Domicílios indica que o tipo de conexão e os dispositivos utilizados têm influência nas atividades culturais. Segundo a pesquisa, 72% dos usuários de Internet que possuem banda larga fixa no domicílio assistem a vídeos online, enquanto entre aqueles com conexão móvel no domicílio essa proporção é de 57%.

Já em relação aos dispositivos, 51% dos usuários que acessam a rede tanto pelo celular quanto pelo computador ouvem música diariamente. Essa proporção é de apenas 32% entre os usuários de Internet exclusivos pelo celular e 24% entre aqueles que acessam a rede usando apenas o computador.

Entre os usuários de telefone celular, existe ainda a questão da forma de conexão, pois aqueles que não utilizam Wi-Fi apresentam patamares de acesso a conteúdos bastante inferiores. 

Acesse a TIC Domicílios 2017 na íntegra e reveja a série histórica: https://cetic.br/. Leia a publicação (https://cetic.br/pesquisa/domicilios/publicacoes) e compare a evolução dos indicadores a partir da visualização de dados disponível em: https://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_DOM.