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27 NOV 2003

Melhores práticas contra o spam






Arquivo do Clipping 2003

27 de novembro de 2003

Veículo: Módulo Security Magazine

O último estudo, realizado em outubro pela empresa MessageLabs, sobre o tráfego de mensagens comerciais não solicitadas circulando pela internet ainda não nos traz boas notícias: uma em cada duas mensagens foi classificada como spam.

Diante desse cenário, a empresa britânica Sophos diz que a implementação de melhores práticas no uso do correio eletrônico podem ajudar na prevenção e no combate aos males causados pelo spam (como a perda de produtividade no trabalho, aumento de custos, conteúdo impróprio, impacto na banda etc -

Veículo: Cartilha de Segurança para Internet/NBSO).

Assim, a Sophos preparou uma série de dicas que podem ajudar os usuários de e-mail no combate ao spam. Confira:

1) Nunca faça uma compra através de mensagem comercial não solicitada.
Caso a prática spamming seja economicamente inviável, ela se tornará uma ação comercial obsoleta. Além disso, se você compra um produto anunciado em um spam, seu endereço eletrônico poderá ser vendido para outros spammers, tornando alvo preferencial de outras mensagens comerciais não solicitadas.

2) Se você não conhece o remetente de uma mensagem não solicitada, apague-a imediatamente.
Além de conter textos irritantes para o usuário, há o perigo de um spam disseminar também um tipo de vírus e/ou outra forma maliciosa de causar danos para o computador do usuário.

3) Nunca responda a um spam ou clique em links sugestionados nesse tipo de mensagem.
Respondendo a uma mensagem classificada como spam, mesmo colocando no campo assunto (Subject) da mensagem as inscrições "remover" ou "cancelar assinatura", você estará confirmando ao spammer que seu endereço eletrônico está ativo, tornando-se um alvo valioso para futuras ações de spammers.

4) Evite usar a funcionalidade de visualização prévia de mensagens em seu software de correio eletrônico.
Para quem não sabe, os spammers utilizam diversas técnicas para descobrir quando uma mensagem foi visualizada, mesmo se você não clicou na mensagem ou enviou uma resposta. Assim, a funcionalidade de visualização prévia dos programas de email abre uma mensagem automaticamente e permite que um spammer saiba que seu endereço é válido.

5) Quando enviar uma mensagem para um número grande de destinatários, use o campo cópia oculta (Bcc) para esconder os endereços dos e-mails.
Ao enviar uma mensagem eletrônica com todos os endereços "expostos" no campo "Para (To)", você estará permitindo que esses endereços possam ser recolhidos por um spammer.

6) Nunca forneça seu e-mail principal em websites, listas de discussão ou em outros fóruns públicos on-line.
Muitos spammers utilizam programas "web bots" para buscar e recolher automaticamente na internet endereços eletrônicos disponibilizados em sites e fóruns on-line. Assim, procure criar um e-mail alternativo, que sirva para ser fornecido nesses locais.

7) Nunca forneça seu e-mail principal para qualquer um ou em sites que você não confie.
Forneça seu endereço somente para amigos próximos e colegas de trabalho.

8) Tenha e utilize um ou dois endereços secundários.
Se você necessita preencher formulários on-line ou de pesquisas em sites que você não quer receber uma informação adicional, considere usar esses endereços secundários para proteger seu e-mail principal do abuso do spam.

Saiba mais:

Minimising exposure: simple steps to combat spam - Sophos

Estudo MessageLabs (em PDF)

Cartilha de Segurança para Internet - NBSO