NIC.br

Ir para o conteúdo
01 JUN 2012

ICANN divulga lista dos pedidos de gTLD (os domínios personalizados)






Hardware.com.br - 06/2012 - [ gif ]
Autor: Marcos Elias Picão
Assunto: Domínio

Como planejado, a ICANN divulgou a lista de todos os pedidos de domínios top-level personalizados. Os novos gTLD (generic Top-Level Domain) funcionarão como as extensões .com, .org, .net, etc, só que contém palavras próprias. Normalmente serão marcas, embora algumas empresas também tentam registrar nomes genéricos.

Há alguns dias o Google divulgou alguns nomes que pretende pegar, incluindo .google, .youtube, .docs e até mesmo .lol. Agora você pode ver a lista completa dos nomes nesta página da ICANN:

http://newgtlds.icann.org/en/program-status/application-results/strings-1200utc-13jun12-en

Estão em ordem alfabética; há detalhes do nome do solicitante, país, nomes e e-mails dos contatos. Há opções para baixar a lista em PDF ou CSV.

Temos algumas marcas daqui por lá: Bradesco, Globo, Ipiranga, Itaú, Natura, Uol e Vivo, que prendentem pegar o gTLD correspondente ao nome comercial.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) se inscreveu para as terminações .final e .bom (seria estranho algumsite.final, mas está lá...).

Entre outros nomes genéricos estão .ltda (da Domain Robot Serviços de Hospedagem na Internet Ltda) e .rio (Empresa Municipal de Informática SA - IPLANRIO, com os mesmos contatos do .globo).

A tabela também exibe se o domínio está relacionado a algum lugar geográfico (caso do .rio) ou se é referente a alguma comunidade ou entidade (como associações de profissionais de alguma área).

Ainda não há nada certo de que esses nomes ficarão para as empresas que os solicitaram, já que a ICANN receberá comentários e terá um certo tempo para eventuais disputas. Uma pessoa comum (fora de grandes empresas) dificilmente terá uma gTLD tão cedo, já que o custo da aplicação é bem alto: sem garantias de que terá o registro efetivado, há uma taxa de US$185 mil como valor inicial mais anuidade de US$25 mil, de acordo com informações prévias (os valores poderão ser outros durante a fase comercial do registro destes gTLD, daqui alguns meses).