NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2018

Encerramento: VIII Fórum da Internet no Brasil


O Centroeste - 08/11/2018 - [gif]


Autor: Antônio Oliveira
Assunto: VIII Fórum da Internet no Brasil

VIII Fórum da Internet no Brasil promoveu debates em seus workshops questionando as práticas na internet e suas performances nos mais diversos assuntos, como mercado, estrutura, absorção de dados, mineração dos dados, lazer, interação, proteção, empregabilidade, acessibilidade, comportamento, governança, entre outros.

Tivemos nestes quatro dias de palestras e workshops, acesso a discussões pertinentes à nossa sociedade tecnológica e complexa. Colocou-se em pautas problemas como a inclusão tecnológica que associada a exclusão social encontra eco em outras pautas relevantes e de prioridade para o futuro dos jovens no Brasil. Como por exemplo a preparação dos jovens para mercado de trabalho, o uso das redes sociais, e as condutas de liberdade e expressão.

Houveram discussões quanto a aspectos de governança na internet, inteligencia artificial, segurança de dados em que escolas e universidades publicas delegam a grandes empresas o que na visão de pesquisadores, não deveria ocorrer.

Enfim o Fórum trouxe enriquecimento de conhecimento em todos os âmbitos do saber ligados à tecnologia, com trocas e experiencias das mais diversas áreas. Estiveram participando representantes dos Governo Federal e Estaduais, das Secretarias de Educação e Tecnologias, de Empresas Privadas da área de tecnologia e comunicação, Professores e Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do País, Organizações Não Governamentais como Safernet/Saferlab, Alunos e Pesquisadores das mais diversas áreas do Ensino e Pesquisa.


Portanto foi um evento de muita prospecção e incentivo à formatação de uma sociedade tecnológica com respeito as diferenças, equidade, e responsabilidade com governança multissetorial.
O VIII Fórum da Internet no Brasil foi realizado pelo NIC.br - CGI.br.
Por Antônio Oliveira
Fotos: NIC.br