NIC.br

Ir para o conteúdo
30 ABR 2019

CPqD apresenta competências e projetos na área de IA em debate na Câmara dos Deputados


CPqD - 29/4/2019 - [gif]


Assunto: Inteligência Artificial

O CPqD marcou presença no debate sobre Inteligência Artificial realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, na quarta-feira, 24/04. A organização foi convidada a participar da audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, que discutiu os impactos sociais do uso de tecnologias de IA, especialmente no que diz respeito à privacidade, sigilo das informações e a questões relacionadas ao mercado de trabalho.

O objetivo do deputado Alex Santana (PDT-BA), autor do pedido para a audiência, foi ouvir especialistas no assunto sobre os possíveis impactos dessas novas tecnologias no capital humano e na segurança dos dados. Participaram das discussões José Gustavo Sampaio Gontijo, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Maurício Teles Barbosa, secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, e representantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da IBM e do CPqD.

Norberto Alves Ferreira, gestor de Soluções Sistêmicas de IoT e IA, representou o CPqD no debate, apresentando as competências e projetos desenvolvidos na organização na área de Inteligência Artificial. “Foi uma oportunidade para mostrar o que estamos fazendo em IA, destacando projetos executados, ou em andamento, que trazem benefícios para a sociedade”, conta.

Entre outros projetos com apelo social, Norberto mencionou o aplicativo desenvolvido em parceria com a ABECS – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, que permite que pessoas com deficiência visual confirmem o valor da transação antes de digitar sua senha na máquina POS (o Pay Voice), e também o projeto Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia (AVISA), premiado internacionalmente com o World Summit Awards (WSA) 2018. Além disso, falou sobre a Plataforma de IA para o Agronegócio, que está em desenvolvimento; sobre o projeto Campinas Living Lab, em parceria com a prefeitura de Campinas (onde serão realizados os pilotos de IoT para cidades inteligentes), e ainda sobre projetos para setores como financeiro, indústria, empresas de energia elétrica e call centers que utilizam tecnologias de machine learning, deep learning, visão computacional e processamento de fala, bem como o desenvolvimento de algoritmos específicos.

O vídeo completo da audiência pública sobre IA realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados está disponível abaixo ou pelo link https://youtu.be/PRZBdyadxFI.