NIC.br

Ir para o conteúdo
23 ABR 2019

Comissão promove debate sobre inteligência artificial nesta quarta-feira


Câmara dos Deputados - 22/4/2019 - [gif]


Assunto: Inteligência Artificial

O objetivo é discutir os impactos sociais do uso dessas novas tecnologias, especialmente na privacidade, sigilo das informações e substituição de pessoal no mercado de trabalho

 A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara promove audiência pública nesta quarta-feira (24) para discutir o uso das tendências tecnológicas de inteligência artificial e seus impactos no contexto social.

Autor do pedido para a audiência, o deputado Alex Santana (PDT-BA) quer ouvir especialistas sobre os impactos dessas novas tecnologias em questões como privacidade, sigilo e a possível substituição de capital humano em todos os níveis de qualificação. “Não se pode esquecer que a evolução digital deve pautar-se de modo equilibrado de modo a preservar a manutenção de garantias individuais e coletivas”, alertou.

Foram convidados para o debate:

- representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC);

- secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Teles Barbosa;

- membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Sérgio Amadeu da Silveira;

- coordenador de Democracia e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Marco Konopacki;

- gerente de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM,
Andriei Gutierrez;

- presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Sebastião Sahão Júnior;

- professor sênior do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Neri dos Santos.

A audiência será às 10 horas no plenário 13 e terá transmissão interativa. Perguntas, críticas e sugestões podem ser encaminhadas pelo link abaixo.

https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/871.