NIC.br

Ir para o conteúdo
12 SET 2018

Clientes de banco relatam internet instável


Folha de S. Paulo - 11/09/2018 - [gif]


Autor: Paula Soprana e Raphael Hernandes
Assunto: Infraestrutura de Internet

No 5° dia útil, há queixas para pagamentos de contas; comitê vai esclarecer problemas hoje

Clientes do Banco Bradesco relataram instabilidade e dificuldade para acessar os serviços de internet da instituição por mais de 12 horas nesta segunda-feira (10).

Em nota, o Bradesco confirmou o problema que afetou os serviços na internet e no celular, mas não ​esclareceu as causas da instabilidade nos sistemas. De acordo com o banco, a normalidade foi restabelecida às 23h.

As primeiras reclamações nas redes sociais foram registradas pela manhã e perduraram até depois das 23 horas.

Pelo Twitter, muitas pessoas informavam que não conseguiam realizar transferências bancárias pelo sistema nem pagar as contas com vencimento nesta segunda, quinto dia útil do mês.

“Entendo que segunda-feira é difícil, mas tenho contas que vencem hoje e o aplicativo não funciona, assim como o site. Vocês podem me ajudar, por favor? Não posso pagar juros”, disse uma cliente. 

“Agendei ontem as contas que venciam hoje no Bradesco e agora vou tentar ver se foram compensadas. Cadê o aplicativo no celular? Cadê o internet banking? Nada. Fiz minha parte para pagar minhas contas antes do vencimento. O banco vai fazer a parte dele também?”, reclamou outro usuário.

Internet instável

Nos últimos dias, profissionais da área de redes relataram instabilidade no PTT-SP (Ponto de Troca de Tráfego de São Paulo), que teriam causado problemas e lentidão nas conexões de internet em diversas regiões no Brasil. 

Esses pontos interconectam as redes de diferentes empresas e permite a transmissão de dados entre elas, o que compõe a internet. Quando um deles é afetado, a conexão precisa ser feita em outro local, o que pode gerar a lentidão.

Em nota, o IX.br, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), confirmou a instabilidade no PTT-SP, mas disse que o problema do Bradesco não é relacionado, porque a empresa não participa do projeto. 

O órgão diz que registrou "ocorrências pontuais no sistema IX.br" na sexta-feira (7) e que o problema foi  corrigido no prazo de 30 minutos. "O NIC.br [Núcleo de Informação e Gestão do Ponto BR, ligado ao CGI.br] continua buscando soluções junto aos fabricantes dos equipamentos para que essas instabilidades não se repitam", diz a nota.

As reclamações entre profissionais do setor sobre a dificuldade na conexão com o PTT-SP, no entanto, perduram até esta terça (11).