NIC.br

Ir para o conteúdo
01 JUL 2019

Ciclo de Palestras “Ética 4.0” – Inteligência Artificial, design e ética


CTI - 28/6/2019 - [gif]


Assunto: Inteligência Artifical

No dia 02 de julho, o CTI Renato Archer promoverá a palestra “IA, design e ética ", que será proferida pelo professor do Departamento de Computação da PUC-SP e Pesquisador no Ceweb.br/W3C Brasil, Diogo Cortiz, a partir das 10h, no Auditório do Instituto de Pesquisa, em Campinas.    

No evento, o palestrante irá abordar o estado da arte das tecnologias de Inteligência Artificial e as principais abordagens de Machine Learning, como aprendizado supervisionado, não-supervisionado e aprendizado por reforço. Também serão apresentados os desafios de governança de projetos de IA, como transparência, explicação de decisões e conceitos éticos, além de técnicas de Design que possam ajudar a construir tecnologias mais humanísticas e com redução de vieses. 

A palestra faz parte do evento Ciclo de Palestras “Ética 4.0”, que propõe o debate sobre temas relacionados às novas tecnologias 4.0 que emergem na virada da segunda década do século XXI. Quinzenalmente, o CTI receberá convidados com experiência e renome em suas respectivas áreas para tratar de temas como inteligência artificial, melhoria de processos, modelos de avaliação de maturidade, mercado de trabalho, inovação e desenvolvimento econômico, entre outros, sempre considerando esse novo cenário que nos leva a pensar uma nova ética: a Ética 4.0.

Sobre o palestrante: Professor do Departamento de Computação da PUC-SP e Pesquisador no Ceweb.br/W3C Brasil, departamentos do NIC.br. Doutor e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com PhD Fellowship pela Université Paris 1 - Sorbonne. MBA em Economia Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio pós-doutoral no laboratório de inteligência artificial e tecnologias criativas da Universidade de Salamanca - Espanha. Atualmente é Coordenador do curso de Design da PUC-SP e desenvolve pesquisas na intersecção entre design e inteligência artificial para o desenvolvimento de plataformas mais efetivas, justas, éticas e transparentes.

Para realizar sua inscrição na palestra do dia 02 de julho, acesse o link https://cti.gov.br/pt-br/eventos/ciclo-de-palestras-“ética-40”-–-inteligência-artificial-design-e-ética.