NIC.br

Ir para o conteúdo
23 JAN 2019

CGI.br, NIC.br e SaferNet debatem a construção de uma Internet mais positiva


IP News - 22/1/2019 - [gif]


Autor: Caio Alves
Assunto: Dia da Internet Segura 2019

Evento será no dia 5 de fevereiro, em São Paulo, com inscrições gratuitas e participação de especialistas de diferentes setores.

No dia 5 de fevereiro, Dia Mundial da Internet Segura (SID, Safer Internet Day, em inglês), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em conjunto com a SaferNet Brasil, promovem encontro em São Paulo para discutir o uso seguro, ético e responsável da rede. Representantes de empresas, da comunidade científica e tecnológica, do terceiro setor, do Governo e especialistas da área jurídica debaterão temas como a desinformação, a alfabetização mediática e a construção de uma Internet mais positiva, entre outros assuntos.

O Dia da Internet Segura acontece simultaneamente em mais de 100 países com o envolvimento de indivíduos e organizações, para ações de conscientização, orientação, autocuidado e promoção do uso seguro da Internet, e no exercício da cidadania on-line. No Brasil, mais de 40 atividades já foram identificadas, em diversas cidades, pela SaferNet, que as divulgará durante o evento em São Paulo. Também divulgará estatísticas sobre denúncias recebidas em 2018 pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, especialmente de casos relacionados à cyberbullying, sexting (vazamento de imagens íntimas) e pornografia infantil. No evento ocorrerá o lançamento do livro “Instruções para um futuro imaterial”, de Stefano Quintarelli, traduzido para português pelos pesquisadores Ricardo Abramovay e Rafael Zanatta.

Ainda sob o tema global “Juntos por uma Internet mais Positiva”, as discussões promovidas pelo CGI.br, NIC.br e SaferNet também abordarão temas como a inteligência artificial, segurança digital e o futuro das políticas públicas de educação, as novas iniciativas do setor privado para a segurança digital, bem-estar e engajamento cívico dos usuários, e o bem-estar e saúde emocional em tempos de conexão constante.

“Uma das características importantes do evento é o fato de reunir diferentes visões e perspectivas a partir da participação de especialistas de diversos setores. É uma oportunidade para analisar quais são os principais desafios relacionados ao uso seguro e responsável da Internet, e também para entender o que podemos fazer como cidadãos, e também de forma coletiva, como sociedade”, diz Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

A partir do portal Internet Segura, o NIC.br reúne materiais educativos produzidos para crianças, adolescentes, pais e responsáveis, pessoas acima de 60 anos, educadores; técnicos e materiais de interesse geral. Entre as publicações mais recentes, estão o Guia #Internet com Responsa Vai às Compras, que detalha os cuidados necessários para uso do comércio eletrônico, e o Guia #Internet com Responsa na sua Sala de Aula, com orientações para os professores sobre uso responsável da Internet. Todos os materiais estão disponíveis gratuitamente para download no portal: https://internetsegura.br/.