NIC.br

Ir para o conteúdo
08 MAR 2019

Ceweb.br promove encontro sobre as principais tendências da web


IPNews - 07/03/2019 - [gif]


Autor: Caio Alves
Assunto: Evento

Marcos históricos também serão comentados por especialistas do Ceweb.br na terça-feira (12/3), a partir das 15h, na sede do NIC.br. Encontro será transmitido ao vivo, programe-se.

Em 12 de março (terça-feira), data em que a World Wide Web completa 30 anos, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) realizará um encontro a partir das 15h para relembrar os marcos históricos e debater as principais tendências da Web. Jornalistas poderão participar da atividade presencialmente na sede do NIC.br, em São Paulo, ou por meio da transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

A proposta apresentada por Tim Berners-Lee em 1989 de criação das funcionalidades que se tornariam a Web serão comentadas por pesquisadores do Ceweb.br. Também a evolução do uso da ferramenta com o lançamento de “browsers”, sua importância na popularização da Internet, com o uso de tecnologias como HTML, CSS, SVG, além do desafio de manter a Web universal, aberta e descentralizada.

“A Web vai além do ‘browser’ e do computador. Ela é cada vez mais pervasiva, ou seja, entranhada nos mais variados dispositivos e aplicações. Não perceberemos mais os elementos Web como simples páginas, mas sim como algo que está em tudo. No encontro, conversaremos sobre as perspectivas para os próximos anos: tendências relacionadas a pagamentos e autenticações, aplicações em Internet das Coisas, novas interfaces em Realidade Virtual e diversas outras questões”, destaca Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento do Ceweb.br, que acompanhará a atividade juntamente com os demais pesquisadores do Centro.

As atividades do Ceweb.br e do escritório brasileiro do W3C para disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web também serão comentadas pelos especialistas, que estarão disponíveis para responder as perguntas dos jornalistas e participantes.