NIC.br

Ir para o conteúdo
15 NOV 2013

CERT.br lança fascículo com dicas de segurança sobre códigos maliciosos






Portal Information Management - 15/11/2013 - [ gif ]
Autor: Susana Batimarchi
Assunto: Fascículo Códigos Maliciosos

Com certeza você já ouviu falar em malware ou códigos maliciosos, mas você sabe o que isso significa? Essas expressões referem-se aos programas desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador ou dispositivo móvel. Com o objetivo de esclarecer os principais tipos de malware e orientar sobre os cuidados a serem tomados, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lança o oitavo fascículo da sua Cartilha de Segurança para Internet, “Códigos maliciosos”.

malwares

Ao utilizar navegadores vulneráveis ou acessar meios removíveis e arquivos infectados, um computador ou dispositivo móvel pode ser comprometido por códigos maliciosos. Por meio deles, atacantes podem obter vantagens financeiras, coletar informações confidenciais, praticar ações de vandalismo e, ainda, executar ações em nome de outras pessoas.

Os principais tipos de códigos maliciosos que existem hoje são: vírus, cavalo de troia ou trojan, rootkit, backdoor, worm, bot e spyware. Cada um possui características próprias, como por exemplo, a maneira como é obtido, a forma como é instalado, os mecanismos usados para a sua disseminação e os danos mais comuns que causam.

Medidas preventivas

Para se proteger da ação de códigos maliciosos e evitar que o seu computador seja infectado, o CERT.br recomenda:

  • Manter o computador atualizado com as versões mais recentes dos programas instalados;
  • Instalar um antivírus, mantê-lo atualizado e configurá-lo para verificar toda e qualquer extensão de arquivo;
  • Certificar de que existe um firewall pessoal instalado e ativo;
  • Verificar as permissões de execução antes de instalar um aplicativo;
  • Fazer backups periodicamente.


Para saber mais sobre o fascículo “Códigos maliciosos” acesse http://cartilha.cert.br/fasciculos e para ter acesso à Cartilha de Segurança da Internet na íntegra, também disponível no formato ePub, visite http://cartilha.cert.br/.

Todos os fascículos do CERT.br são ilustrados e disponíveis no formato PDF. Para facilitar a compreensão e estimular a divulgação, o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0), e pode ser usado livremente para divulgar medidas de segurança ao usar computadores na Internet.