NIC.br

Ir para o conteúdo
15 MAI 2018

Celebrando 10 anos, ABRINT debate questões regulatórias e programa Internet para Todos no Encontro Nacional de Provedores


Segs - 14/05/2018 - [gif]


Autor: Erika Borges
Assunto: 10º Encontro Nacional de Provedores Regionais

Maior encontro do setor na América Latina, evento acontece em São Paulo, nos dias 5 e 7 de junho, com a presença de mais de 100 expositores e uma agenda que aborda as principais questões do Mercado de Telecom

No ano em que comemora uma década de existência, a Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) realiza também a décima edição do Encontro Nacional de Provedores Regionais, o maior evento do setor na América Latina. Marcado para os dias 5 a 7 de junho, o encontro será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com expectativa de contar com mais de 6 mil presentes ao longo dos três dias de apresentações e workshops, além da participação de mais de 100 expositores. Entre os principais assuntos em debate, estão os desafios regulatórios e tributários (como a correta tributação sobre os serviços de telecomunicações e SVA), os impactos do fim da concessão da telefonia e o programa Internet para Todos, dentre outras questões de relevância para o universo de mais de 6 mil Internet Service Providers (ISPs).

As principais autoridades do segmento de Telecom estarão presentes, como o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab; o presidente da Anatel; Juarez Quadros; o presidente da Telebras, Jarbas Valente e o diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), Demi Getschko, entre mais de 60 palestrantes. Representantes do governo, associações e empresas, além de diversos especialistas, terão a oportunidade de dialogar sobre os rumos do setor.

"2018 é um ano crucial para o futuro das telecomunicações do Brasil. Temos eleições e diversos projetos em pauta que definirão a que ritmo a internet se expandirá nos próximos anos e como as novas tecnologias serão assimiladas por aqui. Os provedores regionais possuem papel de destaque nesse processo, com a força de quem representa 16% dos acessos de internet no país e ainda está longe de explorar todo o seu potencial. Para seguir se fortalecendo, é fundamental manter a firmeza nas bandeiras que defendemos, por livre concorrência e mais investimento na internet de locais afastados os grandes centros", comenta Basílio Perez, presidente da ABRINT.

Nos três dias de agenda, os temas mais relevantes para o atual momento dos provedores regionais serão abordados. No dia 5 de junho, logo pela manhã, será realizado o painel "Os desafios regulatórios para os Provedores Regionais: SCM e SVA e os impactos na tributação". Na sequência, advogados e representantes do setor participarão do debate "Novo modelo: fim da concessão da telefonia e o seu possível impacto para os provedores regionais". Às 14h, acontece a Abertura oficial do evento, seguida das palestras sobre "Programa Internet para Todos: o papel dos provedores regionais" e "Entenda por que as políticas públicas para telecomunicações definidas em Brasília são importantes para o seu negócio e saiba por que não fornecer informação à Anatel pode te prejudicar". A terça-feira (5) contará ainda com uma apresentação de Gustavo Caetano, fundador da Sambatech, líder em gestão e distribuição vídeos online na América Latina e considerada uma das empresas mais inovadoras da região.

A quarta-feira (6 de junho) será aberta com a temática "Compartilhamento de infraestrutura: transferências de responsabilidades e descumprimento do preço de referência dos postes". Linhas de crédito e opções de fomento para provedores serão detalhadas ainda pela manhã, em "Financiamento para provedores: conheça o que o BNDES, a Caixa, a FINEP e os bancos regionais têm a oferecer". No início da tarde, o leilão da tecnologia Long-Term Evoltuion da faixa de 2,5 GHz será o tema central no painel "Quais as soluções e modelos de negócios de utilização do LTE pelo provedor regional". O dia ainda inclui os debates "Franquia de dados na banda larga fixa: quais são os riscos da proibição dos planos com franquia?" e "Como o fim da neutralidade de rede nos EUA poderá afetar os negócios no Brasil?".

Três apresentações principais marcarão o dia final do evento (quinta-feira, 7 de junho): "Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) e a nova realidade que se abre para telecom", "Bate-Bola ABRINT: debate sobre os principais temas que afetam os provedores" e "Segurança e privacidade de dados pessoais: os desafios para os provedores de internet". A programação completa, com os nomes dos palestrantes e mediadores para cada tema, pode ser acessada aqui.

Dez anos de ABRINT

Cerca de 100 pessoas compareceram no primeiro Evento para Provedores, realizado pouco após a fundação da ABRINT, há dez anos. Desde então, o encontro cresceu exponencialmente até atingir os 6 mil presentes na última edição – assim como os provedores ampliaram sua participação no mercado e a internet no Brasil deu um salto no qual a participação dessas empresas foi fundamental. Em 2008, apenas 18% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet. Cerca de dez anos depois, essa proporção aumentou para 54%, segundo dados divulgados pelo 12º relatório TIC Domicílios, elaborado pelo Cetic.br.

Para relembrar as conquistas desses dez anos, o evento terá uma comemoração à altura: no lugar do tradicional jantar para associados, haverá uma festa na noite do dia 6 de junho. "Esse encontro tem muito simbolismo. O balanço dessa década de trabalho é extremamente positivo, vemos que tanto empenho para representar o setor foi recompensado. Queremos celebrar com todos os associados e parceiros que tornaram isso possível", comenta Basílio Perez.

ABRINT Mulher

O evento contará, ainda, com mais um workshop da Câmara ABRINT Mulher, iniciativa cujo objetivo é estimular as melhores práticas de gestão e fortalecer a participação feminina no setor de Telecomunicações. Durante o Encontro Nacional, serão debatidas questões de igualdade de gênero no mercado corporativo.

A Câmara ABRINT Mulher foi idealizada no encontro anual da entidade em junho de 2016, e, desde então, é gerido por quatro mulheres da diretoria: Marina Carvalho (diretora jurídica), Ana Maria Rosini (diretora comercial/marketing), Cristiane Sanches (diretora jurídica) e Julinayde Adorno (diretora de relacionamento). Em pouco menos de dois anos, o grupo alcançou grande destaque nas atividades da associação, com a responsabilidade de organizar os eventos "ABRINT na Estrada" (voltados a promover encontros de provedores em municípios do interior do país e capitais de menor porte), além da realização de workshops de gestão, nas quais tanto mulheres como homens tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo experiências positivas em temas fundamentais como liderança, gestão do tempo e atendimento ao cliente.

Anote na agenda
ABRINT 2018: Encontro Nacional
Data: 5 a 7 de junho, a partir das 8h30
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (4º e 5º andares) - Rua Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo – SP
Programação e mais informações sobre evento: http://www.eventonacional.abrint.com.br/

Sobre a ABRINT

A Associação Brasileira de Internet e Telecomunicações (ABRINT) tem atuação nacional e representa provedores regionais de internet em discussões junto ao governo, órgãos regulatórios e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Segundo o Ministério das Comunicações, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do país. Para a Anatel, juntos, eles formam a quarta maior empresa de comunicação do Brasil.