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01 ABR 2008

Acesso pago cresce 19%, diz pesquisa






ARede - 04/2008 - [ gif ]
Autor: Carlos Minuano
Assunto: Indicadores

A 3ª pesquisa TIC Domicílios 2007, divulgada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), revelou que o ano de 2007 foi definitivo para impulsionar o uso da internet em centros de acesso pago (internet cafés, lanhouses, etc), hoje o predominante no país. Esse tipo de acesso pago saltou de 30%, em 2006, para 49% em 2007, passando à frente do uso em domicílio, que se manteve estável em 40%. No caso dos centros públicos de acesso gratuito (telecentros), a adesão é bem menor (assim como o número de unidades existentes), mas a taxa de expansão foi de 100%: dobrou, de 3% para 6%.

Também cresceu a conexão banda larga, presente em 50% dos domicílios brasileiros, enquanto outros 42% ainda têm acesso discado à rede. Em 2006, a conexão discada predominava, com 49%, e a banda larga representava 40%. O crescimento da banda larga no período foi, portanto, de dez pontos percentuais. Apesar da expansão, as desigualdades socioeconômicas ainda são determinantes: quanto maior a renda e a escolaridade, maior o acesso. Ou seja, a exclusão digital continua acompanhando a exclusão social no país. A principal barreira de posse de equipamentos TIC nas residências ainda é o custo do computador (78%) e do acesso à internet no domicílio (58%). Mas o principal motivo declarado para não usar a internet é a falta de habilidade (55%). Outras razões mencionadas são a falta de necessidade ou interesse (39%) e a falta de condições de pagar o acesso (31%).

Produzido pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), a pesquisa investigou 17 mil domicílios na zona urbana, entre setembro e novembro de 2007, nas cinco regiões do país. Entre as principais atividades desenvolvidas na internet, destacaram-se as ações relacionadas a comunicação, lazer e busca de informações online, realizadas por quase 90% dos internautas. Na comunicação, a internet foi mais usada na troca de e-mails (72%), em sites de relacionamentos, como o Orkut (64%), e no envio de mensagens instantâneas (55%). Ainda segundo o levantamento, 50% dos brasileiros nunca tiveram contato com um computador.

www.cetic.br/usuarios/tic/2007/destaques-tic-2007.pdf - 3ª Pesquisa Sobre Uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil, a TIC Domicílios 2007.