NIC.br

Ir para o conteúdo

Internet Software Consortium e Registro.br ativam o primeiro servidor DNS Raiz na América Latina


São Paulo, Brasil, 21 de Agosto de 2003 - O Internet Software Consortium, Inc. - ISC e o Registro.br anunciaram hoje a ativação de um novo servidor DNS Raiz na América Latina. O novo servidor raiz será uma réplica do servidor que atualmente opera no ISC, o "servidor F-root", e aumentará a performance e estabilidade dos serviços Internet na América Latina.

Segundo Frederico Neves, contato técnico do .BR, "um root-server era a parte que faltava para alcançar um sistema de resolução DNS robusto para as redes brasileiras. Seguindo este caminho, nós comprovamos nosso comprometimento no contínuo aperfeiçoamento de uma das peças chaves para a economia da Internet, a infra-estrutura DNS."

São Paulo é o local ideal para um servidor DNS raiz pois detém 50% do mercado Internet no Brasil. Além disto, o servidor proverá resiliência extra com a completa independência DNS na eventualidade de uma perda de conectividade com o resto da Internet. Este servidor também reduzirá o tempo de resposta DNS para outras partes da região da América Latina. Atualmente, o servidor DNS raiz melhor conectado está a 160 ms da maioria das redes no Brasil. Com esta ativação de uma cópia anycast, o tempo será reduzido para 20 ms - uma grande melhora.

"Estamos satisfeitos com nosso progresso em fortalecer a Internet por todo o planeta provendo múltiplos pontos de acesso à infra-estrutura de servidores raiz por meio de réplicas do servidor f-root mundialmente", disse Paul Vixie, presidente do ISC

Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos EUA, um na Ásia e dois na Europa. Aumentando a base instalada desses servidores com réplicas localizadas por todo o mundo, a performance geral da Internet aumenta a medida que mais recursos são adicionados para lidar com o crescente tráfego Internet, assim como a capacidade de dispersar tráfego malicioso direcionado aos servidores raiz.


PERFIL

Sobre o ISC

O ISC ( www.isc.org ) foi fundado em 1993 com o intuito de desenvolver e publicar implementações de referência com alta qualidade dos principais protocolos Internet incluindo DNS e DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). A implementação DNS do ISC, chamada BIND, foi originalmente desenvolvida na Universidade de Berkeley como parte do sistema BSD (Berkeley Software Distribution) e desde então tem sido completamente reescrito no ISC. A maioria dos servidores DNS na Internet utilizam o BIND ou um software derivado do BIND. Atualmente, existem apenas 13 servidores raiz, de A a M, no mundo. O ISC opera e mantem o servidor F-root. A implementação referência do ISC para DHCP é o padrão de fato para todos os sistemas UNIX e suas variações incluindo Linux e BSD.

Sobre o Registro.br

O Registro.br ( http://registro.br/ ) é o registro para o .BR e é responsável pela distribuição de endereços IP para o Brasil. O Registro.br tem um histórico comprovado de correto, pró-ativo e bem operado serviço de delegação DNS para a comunidade local. O registro opera sob delegação e regras do CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil ( http://www.cgi.br ).

Para mais informações, visite o Registro.br - ou o CGI.br - /.

Contatos com a Imprensa

Registro.Br / Comitê Gestor da Internet no Brasil
Gustavo Sousa Jr
Telefones: (61)347-5654 / 8119-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br