NIC.br

Ir para o conteúdo
10 SET 2008

PTTMetro de São Paulo anuncia novo integrante 




Google passa a usufruir de troca de tráfego direta entre as redes participantes e aumenta a confiabilidade dos serviços prestados

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anuncia o início da participação do Google Brasil no Ponto de Troca de Tráfego (PTT) de São Paulo. A partir das 17h de hoje, as redes conectadas a esse PTT poderão trocar dados mais rapidamente com a empresa.

De acordo com Milton Kaoru Kashiwakura, gerente do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) e coordenador técnico do PTTMetro, a iniciativa do Google é um exemplo de que o PTTMetro deve ser levado em consideração ao analisar opções para troca de tráfego: “Para o Google, haverá robustez na conexão com outras redes e diminuição de custos, enquanto o usuário final poderá notar uma sensível melhoria na velocidade de acesso aos serviços prestados pela empresa”, explica.

Criado em 2004, o PTTMetro consiste em diversos pontos de troca de tráfego espalhados pelo país. Usando o PTTMetro, as redes podem oferecer mutuamente acesso direto aos seus recursos, sem intermediação. “O caráter neutro do PTT garante a isonomia entre as conexões, além de eliminar os custos de uso de redes de terceiros”, completa Kashiwakura. Com a entrada do Google, o Ponto de Troca de Tráfego de São Paulo passa a contar com 41 participantes.

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é o órgão do NIC.br responsável pela execução de projetos aprovados pelo CGI.br e relacionados à Tecnologia de Redes e Operações na Internet. Cabe a ele desenvolver estudos que permitam a inovação e a melhoria do nível de qualidade técnica no uso da Internet, bem como pesquisar tecnologias de redes que estimulem a disseminação da Internet no país, buscando constantemente oportunidades para agregar valor a bens e serviços vinculados à Internet. Além do PTTMetro (http://ptt.br/) o CEPTRO.br possui o projeto Network Time Protocol — NTP.br (http://ntp.br/), que define uma maneira para um grupo de computadores conversarem entre si e acertarem seus relógios, baseados nos relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira. http://www.ceptro.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil - CERT.br (www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/) com a implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego — PTT.br (www.ptt.br) e com o Network Time Protocol — NTP.br (http://ntp.br/), pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação  — CETIC.br (www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país e por abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br), responsável por criar padrões, normas e diretrizes que garantam o crescimento da Web no longo prazo.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Carolina Mendes – cmendes@s2.com.br
Erika Souza Cruz – erikac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br