NIC.br

Ir para o conteúdo
07 JUN 2011

Provedores brasileiros participam do teste mundial do IPv6




Com suporte do NIC.br, provedores de conteúdo participarão no Brasil do primeiro teste em escala global da Internet em seu novo protocolo

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) acompanhará o primeiro teste em escala global da implantação do IPv6, no dia 08 de junho, promovido pela Internet Society (ISOC). A iniciativa contará com a participação do Google, Facebook, Yahoo!, Akamai e Lamelight Networks e das empresas brasileiras Terra, Campus Party, IG, Dualtec, Nomer e Dedic GPTI, além do sítio da Polícia Federal.

Desde as 0h UTC do dia 08 de Junho (21h do dia 07, no horário de Brasília), portais e empresas participantes oferecerão durante 24 horas os seus conteúdos usando tanto o protocolo antigo como o novo. Um dos objetivos do teste é verificar se existem dificuldades no acesso de conteúdo em IPv6 e avaliar sua disponibilidade.

O “Dia Mundial do IPv6” tem também o objetivo de chamar a atenção de todos para essa transição tecnológica, necessária para que a Internet continue crescendo e evoluindo, e incentivar que organizações de todos os setores – fornecedores de serviços de Internet, fabricantes de hardware, fornecedores de sistemas operacionais e empresas de Internet – preparem o quanto antes seus serviços para o IPv6.

Segundo Antonio M. Moreiras, Coordenador do projeto IPv6.br, do NIC.br: “O IPv6 já vem sendo usado na Internet há algum tempo, mas agora sua implantação deve ser acelerada. Os provedores de conteúdo, principalmente, devem ter seus sítios Web e outros serviços prontos dentro de um prazo de poucos meses, caso não queiram correr o risco de não ser visíveis para os futuros novos internautas”.

No sítio do escritório brasileiro da Internet Society – www.isoc.org.br - estão disponíveis mais informações sobre a iniciativa.

O NIC.br coloca à disposição dos interessados, no www.ipv6.br, um amplo material didático e técnico sobre a migração para o IPv6 em todos os níveis (infra-estrutura, conteúdo e usuário). Também estão disponíveis informações sobre cursos online e presenciais.

Testes IPv6
O usuário interessado em saber se já utiliza o IPv6 pode realizar testes em http://test-ipv6.com.br.
Aqueles que quiserem saber se um determinado sítio Web já está preparado, e como será visualizado por um usuário IPv6, podem consultar o http://validador.ipv6.br.

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Flickr / Youtube: S2Publicom
Marcio Martins marcio.martins@s2publicom.com.br
Natalia Botti natalia.botti@s2publicom.com.br
Claudia Fuji claudia.fuji@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/