NIC.br

Ir para o conteúdo
18 DEZ 2017

Parceria NIC.br / GlobeNet fortalece Ponto de Troca de Tráfego de Fortaleza




Implementações são projetadas para proporcionar o segundo IXP mais importante no Brasil à localidade

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto (NIC.br) e a GlobeNet têm o prazer de anunciar a implementação do novo ponto de interconexão central no Ponto de Troca de Tráfego Internet de Fortaleza (IXP). A GlobeNet será responsável por hospedar a mais importante infraestrutura da Internet nacional para o intercâmbio de tráfego na Região Norte e Nordeste do Brasil, fornecendo sua infraestrutura de datacenter em Fortaleza. Espera-se que esse IXP se torne o segundo ponto de interconexão mais importante do país, logo atrás do Ponto de Troca de Tráfego de São Paulo.

Considerando o número grande e crescente de provedores, o novo IXP de Fortaleza fortalecerá a distribuição de conteúdo local baseado na Internet. "Um país com proporções continentais como o Brasil não pode mais contar com somente um IXP para sua troca crítica de tráfego. Operadores de rede dispostos a trocar tráfego são convidados a também se conectarem em Fortaleza", diz Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

O NIC.br está implantando no mesmo local sua primeira infraestrutura de serviço completo fora de São Paulo. "A resolução dos nomes de domínio '.br' e todas as operações realizadas anteriormente pelo NIC.br somente em São Paulo estará disponível também em Fortaleza. Esses recursos visam tornar essa localidade o polo para as operações do NIC.br no Norte/Nordeste no Brasil", diz Frederico Neves, Diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br.

O NIC.br escolheu a GlobeNet devido à forte e sólida infraestrutura estabelecida no Nordeste do Brasil, e também devido ao:

  • Maior nível de disponibilidade de serviços do centro de dados;
  • Sistema confiável de cabo submarino de fibra óptica de anel duplo que conecta a América do Norte e do Sul e
  • Neutralidade

"Estamos entusiasmados em anunciar um projeto como esse; beneficiará diretamente o número crescente de provedores de serviços na região", afirma Eduardo Falzoni, CEO da GlobeNet. "A implementação do novo ponto de intercâmbio regional de Fortaleza destaca o compromisso da GlobeNet em ajudar nossos clientes a se expandirem para novos mercados e melhorar o acesso à Internet para usuários finais no Brasil".

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

GlobeNet
A GlobeNet conecta as Américas com um portfólio integrado e competitivo de serviços (Rede, IP, IaaS e Segurança) apoiados por sua premiada baixa latência e a infraestrutura submarina de 23.500 km mais resistente complementada por uma extensa experiência e know-how operacional.

Com seu serviço ao cliente líder, a GlobeNet garante que as empresas estejam sempre prontas para os desafios futuros. A GlobeNet é uma empresa do portfólio da Infrastructure Fund II da BTG Pactual. Para mais informação sobre a GlobeNet visite www.globenet.com.