NIC.br

Ir para o conteúdo
24 NOV 2016

NIC.br recebe inscrições para VI Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil




Além do IX (PTT) Fórum 10, GTER 42 e GTS 28, evento terá também tutoriais com atividades práticas

Engenheiros, administradores de redes, analistas de segurança, gestores de TI, estudantes, especialistas e demais interessados na dinâmica de operação e funcionamento da Internet no Brasil estarão reunidos de 5 a 9 de dezembro na VI Semana da Infraestrutura da Internet.

Promovido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o evento compreende o 10º IX (PTT) Fórum - Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil, a 42ª reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER) e a 28ª reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes (GTS). Além disso, o encontro traz uma novidade: um dia inteiro dedicado à realização de tutoriais com atividades práticas. A inscrição é gratuita e está disponível no sítio: http://nic.br/semanainfrabr/.

“A Semana de Infraestrutura é o espaço para se discutir sobre o desenvolvimento da Internet no Brasil em profundidade, tanto nos painéis sobre engenharia e segurança, essenciais para a plena operação e expansão da rede, quanto nos debates que permeiam a esfera legislativa. Temos, em tramitação no Congresso, projetos de leis preocupantes, que não só impõem barreiras técnicas de impacto para provedores de conexão e aplicações, mas colocam em xeque a Internet como conhecemos hoje, livre, aberta e democrática”, pontua Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

IX (PTT) Fórum 10

Iniciando as discussões da Semana de Infraestrutura, nos dias 5 e 6 de dezembro, o IX (PTT) Fórum trará em sua 10ª edição uma apresentação sobre o potencial dos dispositivos IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) de amplificar ataques de negação de serviço (DDoS), especialmente entre Sistemas Autônomos (ASs).

O evento traz a oportunidade para profissionais interessados conhecer a operação do IX.br (Brasil Internet Exchange), um dos maiores do mundo em número de participantes e tráfego trocado, e também obter informações sobre como aderir a um dos Internet Exchange Points (IXPs) do NIC.br presentes em 26 localidades no Brasil. Em um painel dedicado as atividades do IX.br, serão apresentados, além do volume de tráfego e novos participantes, questões técnicas sobre a atualização e automatização do sistema de atendimento, ampliação de serviços de filtro e o modelo de sustentabilidade.

Outro tema é a ampliação do backbone nacional a partir de redes submarinas e integração entre os IXPs, que será debatido com a participação de representantes de empresas que atuam na construção de cabos submarinos, entre elas a Algar Telecom e Angola Cables. Confira a programação completa em http://forum.ix.br/.

Tutoriais

Para ampliar e aprimorar conhecimentos nos assuntos de infraestrutura da Internet, os participantes terão o dia 7 de dezembro dedicado exclusivamente a tutoriais. Serão aulas e atividades práticas sobre temas diversos: BGP - Boas Práticas para Conexão IXP; Desvendando o Mikrotik (equipamento de rede popular entre ASs) e seus Mistérios; IPv6: Situação Atual do IPv6 e Plano de Endereçamento; Prática de Configuração de Serviços IPv6; Operação de Redes Ópticas: Cuidados Físicos e Condutas Normativas; e BGP - Avançado e Communities (único curso que exige experiência na área). As atividades serão ministradas por especialistas do NIC.br e convidados. Para participar de um ou mais tutoriais, é necessário informar os cursos de interesse no momento da inscrição online.

GTER/GTS

Os dias 8 e 9 de dezembro serão destinados à segunda rodada anual das reuniões conjuntas do GTER e GTS em 2016. O GTER 42 terá, entre os destaques da programação, o debate sobre problemas de geolocalização IP, recomendações sobre aplicação P2P para prevenção de spam e o monitoramento do projeto Wi-Fi Livre SP, que utiliza recursos como o Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) do NIC.br. O GTS 28 irá tratar das fraudes em telefonia IP, explicar o que os dados DNS revelam sobre os ataques cibernéticos mundiais e como se prevenir do ransomware. Traz, também, palestras sobre a perspectiva técnica e legislativa da segurança em IoT, entre outros assuntos. Acesse a programação do GTER e GTS na íntegra: http://gtergts.nic.br/.

A VI Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil conta com o patrocínio do Google, NTT e Abranet.

Anote na Agenda
VI Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil

Data: De 05 a 09 de dezembro
Local: Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Jardim das Acácias, São Paulo – SP
Inscrições gratuitas: http://nic.br/semanainfrabr/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr