NIC.br

Ir para o conteúdo
25 MAI 2017

NIC.br promove treinamento a distância sobre IPv6




Iniciativa busca facilitar capacitação dos profissionais da área para a adoção do IPv6 no Brasil

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), recebe inscrições para mais uma iniciativa de incentivo à adoção do IPv6 no Brasil, voltada ao preparo de estudantes e profissionais da área: o Curso de IPv6 Básico a Distância. O anúncio foi feito hoje (25/05) no 43º encontro do Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER), em Foz do Iguaçu. Não há processo seletivo ou pré-requisitos, basta acessar o sítio, realizar a inscrição e conferir as aulas.

"Neste momento de avanço da Internet das Coisas e do esgotamento do estoque de endereços IPv4 na região da América Latina e Caribe, é fundamental ampliar os esforços para a adoção do IPv6 no Brasil, que se tornou inadiável. Há 10 anos o NIC.br promove ações de treinamento e capacitação sobre IPv6, para que ninguém fosse surpreendido”, afirma Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

“Nosso objetivo é disponibilizar o conhecimento sobre IPv6 para mais gente, sem abrir mão da qualidade do ensino. O treinamento a distância permite que pessoas que estejam em diferentes regiões do País tenham a oportunidade de se capacitar, e ainda contribui para suprir a demanda crescente por cursos”, explica Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br.

O treinamento a distância utiliza a metodologia de Aprendizagem baseada em Problemas, com módulos introdutórios que abordam como duas máquinas se comunicam em IPv6, como e por que planejar sua rede IPv6, por exemplo. Auxiliam no aprendizado textos explicativos, novos vídeos que complementam o material já produzido pelo NIC.br e o livro Laboratório de IPv6, que ensina o protocolo por meio da prática.

Para tirar dúvidas, os estudantes podem consultar o Fórum de Perguntas disponível na plataforma do curso. As questões serão respondidas dentro do menor prazo possível.  Vale ressaltar que o período beta do curso à distância, com inscrições abertas até 8 de junho, será gratuito, auto instrutivo e não possui tutoria.  

O desempenho será avaliado por meio de questionários disponíveis ao fim de cada módulo e um certificado será emitido após a conclusão do curso, para aqueles que alcançarem uma nota mínima. Para profissionais de engenharia de redes, professores e estudantes com familiaridade com o assunto, o treinamento deve ter duração de 11 horas. Não há, no entanto, um prazo para conclusão do treinamento; cada interessado poderá fazê-lo no seu ritmo.

Iniciativas complementares

Entre as atividades realizadas pelo NIC.br para fomentar o ensino de IPv6, está a doação do livro “Laboratório de IPv6” para bibliotecas de instituições de ensino que possuem cursos voltados para a área de Redes de Computadores (saiba como solicitar). O NIC.br continua promovendo palestras e workshops em eventos técnicos e acadêmicos. No começo deste ano, a entidade realizou ainda um hangout para esclarecer dúvidas sobre o fim do estoque de IPv4 na América Latina e Caribe. Para mais informações, acesse: http://ipv6.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr