NIC.br

Ir para o conteúdo
16 NOV 2015

NIC.br participa do Grupo de Trabalho do W3C sobre Pagamentos via Web




Proposta é simplificar transações online e desenvolver formas de pagamento mais fáceis e seguras

Filiado ao Consórcio World Wide Web (W3C), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) integra, junto com representantes de prestadores de serviços de pagamento, comerciantes, empresas que desenvolvem navegadores, fabricantes de hardware, bancos e outros interessados o primeiro Grupo de Trabalho de Pagamentos via Web do W3C (World Wide Web Consortium). O grupo busca desenvolver padrões abertos que simplifiquem as transações online, permitam maior segurança e mais opções de pagamento para comerciantes e usuários.

Os padrões propostos atenderão um amplo leque, incluindo formas de débito, crédito, sistemas de pagamento móvel, custódia, bitcoin e outras tecnologias. As APIs (Application Programming Interfaces) padronizadas vão estabelecer bases para simplificar as transações e melhorar a experiência de pagamentos. Com o apoio dessas APIs, os usuários poderão, por exemplo, escolher o instrumento de pagamento preferido para uma transação particular, enquanto as mensagens entre aplicativos Web e prestadores de serviços de pagamento serão mediadas pelo navegador em nome do usuário. Os padrões também irão contribuir para a integração de novas soluções e daquelas já existentes.

Integrante do grupo de trabalho, Yasodara Córdova, do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do NIC.br, tem dado prioridade ao estudo de padrões que sejam relevantes no contexto brasileiro, a partir de pesquisas sobre os atores envolvidos e as características do ecossistema nacional. “O Brasil possui um grande potencial para inovação e pode gerar um alto volume de novos negócios no mercado de pagamentos via Web”, afirma. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2014, apenas 25% dos usuários brasileiros fazem consultas, pagamentos ou outras transações financeiras na Internet.

“Agora chegou a vez de o setor financeiro passar pela mesma revolução que a Web provocou nas comunicações e também nos Governos, com a possibilidade de participação direta e uso de dados abertos. Se o Brasil não acompanhar essa discussão acabará por adotar, mais uma vez, ferramentas e plataformas estrangeiras, de cujo desenvolvimento não participou, para fazer negócios”, considera Yasodara. Mais informações sobre o Grupo de Trabalho de Pagamentos via Web do W3C, assim como o estatuto do grupo, podem ser acessadas no endereço: http://www.w3.org/Payments/WG/.

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em http://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br