NIC.br

Ir para o conteúdo
11 MAR 2008

NIC.br e W3C debatem o papel das tecnologias móveis na promoção do desenvolvimento social     




Objetivo de seminário que ocorre nos dias 2 e 3 de junho, em São Paulo, é expandir o poder dos telefones celulares para prestação de serviços eletrônicos

O NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, em parceria com o W3C (The World Wide Web Consortium), como parte de sua missão de garantir a disponibilidade da Internet para todos, e o Instituto CONIP, realizam o seminário W3C Tecnologias Móveis: Seu Papel na Promoção do Desenvolvimento Social, nos dias 2 e 3 de junho, em São Paulo (SP). O evento tem o objetivo de identificar os desafios existentes em prover serviços eletrônicos por meio de telefones celulares para a população em países em desenvolvimento.

Aberto ao público, o fórum reúne especialistas em mobilidade e Web, representantes de governos com ênfase em governo eletrônico, e de organizações não-governamentais, para melhor entender as demandas específicas do setor, suas expectativas e desafios na implementação de serviços para as camadas mais baixas da população.

“O uso do celular nos países em desenvolvimento sofreu forte expansão nos últimos anos e devemos aproveitar a oportunidade para discutir como fazer melhor uso desse momento, garantindo o acesso à Internet a um maior número de pessoas”, afirma Vagner Diniz, gerente do escritório W3C no Brasil. “O seminário permitirá que investiguemos mais profundamente o potencial das diversas tecnologias móveis disponíveis para o provimento de serviços eletrônicos que melhorem a vida da população e o desenvolvimento social”, acrescenta o executivo.

De acordo com a GSMA e a UIT (GSMA Report of Oct. 06, 2007 ITU Report), no final de 2007, aproximadamente 2,7 bilhões de pessoas usavam telefones celulares e 80% da população mundial estava coberta pelas redes GSM. Esses números oferecem as bases para que esses dispositivos possam ser usados como plataforma para saúde, educação, negócios e serviços públicos em ambientes rurais.

Os interessados em participar do evento devem entrar no site http://www.w3c.br/2008/02/MS4D_WS/

Sobre o Consórcio World Wide Web (W3C)

O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual as organizações associadas, profissionais de tempo integral e especialistas afins trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões Web. O W3C realiza a sua missão ao criar padrões, normas e diretrizes que garantem o crescimento da Web no longo prazo. São mais de 400 Organizações Associadas ao Consórcio. O W3C é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT CSAIL), nos EUA, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM), na França e pela Keio University, no Japão, além de escritórios regionais.

Para mais informações, acesse http://www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br ( http://www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br ( http://www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br ( http://www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil - CERT.br ( http://www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego — PTT.br ( http://www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação — CETIC.br ( http://www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/

Para mais informações, acesse: http://www.s2.com.br ou http://www.w3c.br.