NIC.br

Ir para o conteúdo
11 MAI 2012

NIC.br e ICANN anunciam resolução DNS ainda mais segura e rápida no Brasil




14 cópias do servidor-raiz L foram instaladas juntamente com servidores do .br em Pontos de Troca de Tráfego de todo o País

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em cooperação com a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN)  instalaram, nos últimos dois meses, 14 novas cópias anycast do servidor L da ICANN, originalmente instalado na Califórnia - EUA.

A partir de hoje, as cópias de l.root-servers.net operam juntamente com servidores do .br nos Pontos de Troca de Tráfego no Brasil (PTTMetro).Das atuais 20 localidades que contam com Pontos de Troca de Tráfego do PTTMetro, as 14 que serão atendidas por essa melhoria são Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, São José dos Campos, Belém e Natal. Com isso, as cinco regiões do país serão beneficiadas pela nova infraestrutura de resolução de nomes.

Somados aos servidores que já existiam em operação, essa infraestrutura amplia substancialmente, e de forma distribuída, a capacidade de resolução de nomes e consequentemente a resiliência para suportar possíveis abusos ou ataques ao serviços DNS. De acordo com Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do NIC.br, "essa nova infraestrutura diminui o tempo de reposta para domínios de todo o mundo no Brasil, mas seu impacto mais relevante é o grande aumento na segurança, ao distribuir a conectividade internacional para o serviço de resolução de nomes junto à raiz da Internet dentro do país e de forma independente".

Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br destaca: "esses servidores trazem mais conteúdo essencial para o funcionamento da rede diretamente nos pontos de troca de tráfego. Essa operação só foi possível pois tivemos uma colaboração, no melhor espírito da Internet, das instituições que hospedam os pontos do projeto PTTMetro no Brasil e em especial a RNP, que não mediram esforços para que isso acontecesse."

Joe Abley, diretor de operações DNS da ICANN ressalta: "Servidores-raiz de nomes são uma parte crítica da Internet. Esses novos servidores distribuídos no Brasil fazem parte de um esforço global para melhorar o tempo de resposta, a segurança e a estabilidade do DNS geral, para todos os usuários."

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN)

A missão da ICANN é garantir uma Internet estável, segura e unificada globalmente. Para chegar a outra pessoa na Internet, você precisa digitar um endereço em seu computador - um nome ou um número. Esse endereço tem que ser exclusivo para computadores sabem onde encontrar o outro. A ICANN coordena esses identificadores exclusivos em todo o mundo. Sem essa coordenação, não teríamos uma Internet global. A ICANN foi formada em 1998. É uma organização sem fins lucrativos corporação de utilidade pública, com participantes de todo o mundo dedicada a manter a Internet segura, estável e interoperável. Ela promove a concorrência e desenvolve regras de identificadores exclusivos da Internet. A ICANN não controla o conteúdo na Internet. Não pode parar o spam e não lidar com o acesso à Internet. Mas graças ao seu papel de coordenação do sistema de nomes da Internet, ela tem um impacto importante sobre a expansão e evolução da Internet. Para mais informações visite: www.icann.org.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr