NIC.br

Ir para o conteúdo
24 SET 2008

NIC.br anuncia a ativação dos domínios b.br 




Domínios serão de uso exclusivo das instituições bancárias e conterão obrigatoriamente a extensão DNSSEC

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anuncia o início da operação do Domínio de Primeiro Nível (DPN) b.br para instituições financeiras. Com essa medida, os usuários de serviços bancários pela Internet passam a contar com uma nova opção, que isolará o segmento bancário do conjunto de outras aplicações comerciais.

Segundo Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, essa ação visa principalmente aumentar a segurança dos usuários na rede: “Algumas da fraudes costumeiras e que preocupam os usuários ficarão impossibilitadas no b.br. Por exemplo, um sítio que tenha nome terminado em b.br será, certamente, um banco”, afirma. De acordo com as regras para o registro desses domínios, o nome registrado sob esse DPN será, obrigatoriamente, de uma instituição bancária. A triagem dessas instituições será realizada pelo NIC.br.

Além do caráter restrito inerente ao novo DPN, o b.br contará com a adoção obrigatória do protocolo DNSSEC, que adiciona segurança ao DNS, por meio da assinatura das respostas. Dessa forma, a possibilidade de fraude no acesso ao DNS será eliminada, desde que a cadeia de resolução utilizada pelo usuário final possua DNSSEC. “A obrigatoriedade do DNSSEC é essencial para garantir o caminho até um endereço seguro; o b.br é esse endereço”, ressalta Frederico Neves, diretor de Serviços e Tecnologia do NIC.br.

O NIC.br já utiliza a tecnologia na raiz .br e na grande maioria dos DPNs, mas o uso do DNSSEC nos domínios abaixo deles é opcional. Já no b.br, o DNSSEC será obrigatório para todos nomes. Esse tipo de proteção integral em um DPN já está ativo no jus.br, cujo comportamento é idêntico ao b.br, porém destina-se e é gerenciado pelo Poder Judiciário.

Referências ao DNSSEC e a algumas das fraudes mais recentes usando DNS podem ser encontradas em:

http://registro.br/faq/index.html#8
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-July/019316.html
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-July/019554.html
http://www.kb.cert.org/vuls/id/800113

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil - CERT.br (www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/) com a implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego — PTT.br (www.ptt.br) e com o Network Time Protocol — NTP.br (http://ntp.br/), pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação  — CETIC.br (www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país e por abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br), responsável por criar padrões, normas e diretrizes que garantam o crescimento da Web no longo prazo.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Carolina Mendes – cmendes@s2.com.br
Erika Souza Cruz – erikac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br