NIC.br

Ir para o conteúdo
01 FEV 2005

NBSO intensifica ação contra fraudes na Internet




Parceria com o Anti-Phishing Working Group fortalece o trabalho do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança no esforço de conter ataques de phishing e scam

O Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet Brasileira (NBSO), mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, se uniu ao Anti-Phishing Working Group (APWG), associação internacional reconhecida pelo trabalho no combate a fraudes e roubos de identidade resultantes de ataques de phishing, scams e correlatos.

Com a parceria, o NBSO se torna um APWG Global Research Partner e ganha acesso a informações atualizadas sobre as últimas tendências em técnicas contra tais ataques. Fortalece, portanto, o trabalho que já vinha sendo feito no combate às atividades de phishing e scams.

A parceria permitirá um contato mais rápido entre o NBSO e as diversas instituições que participam do APWG. Assim, o NBSO terá mais agilidade para se comunicar com sites fora do Brasil nos casos em que cavalos de tróia e páginas clonadas, utilizados para ataques a instituições brasileiras, estiverem hospedados no exterior.

Em retorno, o NBSO contribuirá com o APWG contatando sites brasileiros envolvidos em esquemas de fraude e trabalhando para agilizar a retirada do ar de sites clonados e de cavalos de tróia hospedados. Fornecerá também documentação em português sobre ataques de fraude e engenharia social.

Sobre o Anti-Phishing Working Group

O Anti-Phishing Working Group (APWG) é uma associação inernacional cujo foco é o combate às fraudes e roubos de identidade resultantes dos ataques de phishing, scams e correlatos. São membros do APWG bancos, produtores de software, provedores de acesso e grupos de resposta a incidentes de diversos países.

Mais informações em http://www.antiphishing.org/

Sobre o NBSO

O NBSO é o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet Brasileira. Mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o grupo é responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. Mais informações em http://www.nbso.nic.br/

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasilcoordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/