NIC.br

Ir para o conteúdo
10 OUT 2007

Jornalistas já podem se credenciar para o Fórum Mundial para a Governança da Internet




Evento acontece de 12 a 15 de novembro, no Rio de Janeiro

Os jornalistas interessados na cobertura do Fórum para a Governança da Internet (Internet Governance Forum - IGF), que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de novembro, já podem solicitar seu credenciamento.

O credenciamento será realizado por meio da sede das Nações Unidas em Genebra, Suíça. Todos os jornalistas interessados devem apresentar uma carta, assinada pelo editor-chefe do veículo para o qual farão a cobertura do evento, além de identidade e outro documento com fotografia (carteira de jornalista ou de motorista, por exemplo). No caso de representantes da mídia impressa os jornalistas deverão também submeter dois números recentes da publicação e no caso de mídia eletrônica gravações de duas matérias recentes. Fotógrafos devem apresentar fotos com os respectivos créditos de publicação. Produtoras independentes de televisão deverão encaminhar uma carta da emissora que apresentará os programas produzidos.

Instruções detalhadas, em inglês, assim como os formulários de credenciamento podem ser encontradas no site oficial do IGF ou clicando aqui . As credenciais serão entregues no Rio de Janeiro.

O Fórum para a Governança da Internet
Representantes de governo, do setor privado, de organizações não- governamentais, da comunidade da Internet e da mídia comparecerão ao segundo encontro do Fórum para a Governança da Internet (Internet Governance Forum - IGF), que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de novembro. A conferência será realizada no Hotel Windsor Barra e terá como foco "A Governança da Internet para o Desenvolvimento". As discussões girarão em torno de cinco grandes temas: acesso, diversidade, abertura (openness), segurança e recursos críticos. São esperados cerca de dois mil participantes provenientes de mais de 100 países.

"O encontro do Rio", disse Markus Kummer, Coordenador Executivo do Secretariado do Fórum, "se fundamentará no sucesso do primeiro encontro de Atenas (Grécia), mas irá além ao incluir novos assuntos e tentar encontrar novos formatos. Há um grande interesse em iniciativas que visem proteger as crianças e que possibilitem o acesso à Internet para pessoas com deficiência".

O Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( http://www.cgi.br ), além de ser o responsável pela organização do evento, será também um dos participantes do IGF. Para o comitê, que coordena as atividades da Internet no Brasil, trata-se de uma oportunidade para ampliar a discussão de temas importantes e necessários ao desenvolvimento da rede mundialmente. Um dos pontos positivos do evento é justamente o fato de que contará com múltiplos atores: governantes, sociedade civil e iniciativa privada. "O fórum não foi idealizado para especialistas, pois busca exatamente no debate da sociedade, encontrar propostas para a Internet", explica o Prof. Hartmut Richard Glaser, diretor do NIC.br, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, braço executivo do CGI.br.

Constituído por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica, o CGI.br configura um modelo pioneiro na efetiva participação de toda a sociedade nas decisões relativas a implantação, administração e uso da rede. Durante o IGF 2007 haverá sessões plenárias, encontros abertos e workshops temáticos para discutir assuntos específicos e apresentar boas práticas desenvolvidas em diversos países, incluindo o Brasil.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, vê o Fórum como "uma chance de colaboração entre diversos stakeholders, baseada na troca de informação e compartilhamento de melhores práticas". "Essa nova forma de cooperação internacional é, ao mesmo tempo, inclusiva e igualitária" disse o Secretário-Geral. "E dá aos governos, ao setor privado e a sociedade civil, incluindo comunidades acadêmicas e técnicas, a oportunidade de trabalhar em conjunto para uma Internet sustentável, forte, segura e estável".

Além das sessões plenárias, haverá encontros abertos e workshops temáticos para discutir assuntos específicos e apresentar boas práticas. Apresentações e debates envolverão representantes de governos, o setor privado e a sociedade civil e acadêmica de diversos países do mundo.

Mais informações, visite os sites:
http://www.intgovforum.org e http://www.igfbrazil2007.br

Anote na agenda:
IGF Brazil 2007 - http://www.igfbrazil2007.br
Data: de 12 a 15 de novembro
Horários: 12 de novembro - das 10h30 às 18h30
13 a 14 de novembro - das 8h30 às 19h30
15 de novembro - das 8h30 às 11h30
Local: Windsor Barra Hotel (Av. Lúcio Costa, 2.630 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ)

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br ( www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil - CERT.br ( www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego — PTT.br ( www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação — CETIC.br ( www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Para mais informações, acesse: http://www.s2.com.br ou http://www.nic.br .

Contatos para imprensa - Nações Unidas:
No Rio de Janeiro

Valéria Schilling, Centro de Informação das Nações Unidas
valeria@unicrio.org.br

Em Genebra
Rolando Gómez, Serviço de Informação das Nações Unidas
rgomez@unog.org

Em Nova York
Edoardo Bellando, Departamento de Informação Pública das Nações Unidas
bellando@un.org

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br