NIC.br

Ir para o conteúdo
08 SET 2015

Inscrições abertas para 4º Fórum Brasileiro de CSIRTs




Evento promove debate sobre tratamento de incidentes de segurança no Brasil e exterior


Ponto de encontro dos profissionais com experiência em tratamento de incidentes de segurança, o 4º Fórum Brasileiro de CSIRTs reunirá nos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo, palestrantes internacionais e nacionais que discutirão o tratamento de incidentes e resiliência das organizações face aos incidentes de segurança. Os interessados em participar do Fórum, promovido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), devem se registrar por meio do sítio: http://www.cert.br/forum2015/inscricao/. O evento tem inscrições gratuitas e vagas limitadas.

A programação terá início às 10h, no dia 17/09, com um dos encontros do Ciclo de Conferências CGI.br 20 anos. O princípio "Funcionalidade, Segurança e Estabilidade" do decálogo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) será debatido por Yurie Ito, diretora do Centro de Coordenação Nacional para Resposta a Incidentes do Japão (JPCERT / CC) e Maarten Van Horenbeeck, presidente do Fórum de Times de Segurança e Resposta a Incidentes (FIRST), organização reconhecida como líder global na resposta a incidentes. A Conferência será transmitida ao vivo no sítio: http://cgi.br/20anos/.

Outro destaque do evento será a participação do keynote speaker Omar Cruz do United States Computer Emergency Readiness Team (US-CERT), vinculado ao Department of Homeland Security do Governo norte-americano. Em sua apresentação, Cruz abordará casos recentes de vazamento de dados sensíveis de empresas e agências de Governo, explicará o papel do US-CERT e como cada caso foi tratado.

A programação contempla ainda debates sobre tratamento de incidentes no cenário brasileiro, voltado para as Olimpíadas Rio 2016, o uso de flows (sumarização de tráfego de rede) no tratamento de incidentes por meio de estudo de caso do CSIRT Unicamp e também as vantagens do uso de um Sistema de Gestão de Incidentes (SGIS) de Segurança, no estudo de caso do CAIS/RNP.

“Além de promover conhecimento, um dos objetivos do encontro é reunir os profissionais da área para que possam se conhecer ou estreitar os laços e, assim, trocar experiências que ajudem no dia a dia dos grupos”, explica Cristine Hoepers, gerente do CERT.br. A realização do 4º Fórum Brasileiro de CSIRTs acontece na mesma semana do VI Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais, também realizado pelo CGI.br e NIC.br, que discutirá a relação entre Internet das Coisas e privacidade, o uso de criptografia como mecanismo de segurança para proteção de dados, entre outras questões.

Agenda:
4º Fórum Brasileiro de CSIRTs

17 e 18 de setembro, a partir das 9h
Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Jardim das Acácias, São Paulo – SP
Inscrições: http://www.cert.br/forum2015/inscricao/
Público-alvo: profissionais com experiência em tratamento de incidentes de segurança
Vagas limitadas

Sobre o CERT.br

O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em http://www.cert.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
http://www.facebook.com/nic.br