NIC.br

Ir para o conteúdo
31 OUT 2006

ICANN 2006 debate no Brasil as tendências da internet




Nomes mundiais do setor estarão presentes no evento, organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil de 02 a 08 de dezembro

O Comitê Gestor da Internet no Brasil ( CGI.br ), entidade responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da internet no País, organiza em São Paulo o próximo encontro da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), entidade responsável pelo gerenciamento de nomes de domínios, endereçamento IP, servidores-raiz e protocolos da Internet no mundo. O evento acontece no Hotel Transamérica, de 02 a 08 de dezembro de 2006, e conta com a presença de autoridades e nomes importantes da Internet mundial, como Vint Cerf, chairman do board da ICANN e Steve Crocker, chair do comitê de segurança e estabilidade da Internet.

Promovida três vezes por ano, sempre em um continente diferente, a reunião acontece no Brasil pela segunda vez - a primeira foi no Rio de Janeiro, em 2003. Segundo Demi Getschko, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e um dos diretores da ICANN, o fato do encontro internacional ser realizado novamente no País mostra que o Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário internacional quando o assunto é Internet. "Esta é uma ótima oportunidade para os brasileiros estarem próximos das discussões mais importantes sobre a Internet no mundo, num momento em que a rede no Brasil está estruturada e em crescimento", explica Getschko.

Entre os temas que serão discutidos, destacam-se o novo acordo da ICANN com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, os resultados da primeira reunião do Internet Governance Forum (realizado de 30/10 a 02/11, em Atenas), a revisão da política para nomes de domínios genéricos, o planejamento estratégico trianual, os endereços IPv6 e os domínios internacionalizados (IDNs).

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR ( NIC.br ), entidade civil sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e os projetos do CGI.br, anunciou em outubro um acordo com o Registro de Endereçamento de Internet para a América Latina e Caribe (LACNIC) para a distribuição de IPv6 (Internet Protocol - versão 6) no Brasil. Com a parceria, o NIC.br terá autonomia no fornecimento do IPv6 no País, como já acontece com IPv4 desde 1994. Assim, os brasileiros interessados em endereços Ipv6 podem pedi-los diretamente ao Registro brasileiro.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - www.cert.br ) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - www.ptt.br ). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no país.

Sobre a ICANN

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN - Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela alocação do espaço de endereços de Protocolos da Internet (IP), pela atribuição de identificadores de protocolos, pela administração do sistema de domínios de primeiro nível, tanto genéricos (gTLDs) quanto de códigos de países (ccTLDs), e também pelas funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz. A ICANN se dedica também a preservar a estabilidade operacional da Internet, a promover a concorrência, a obter a ampla representação das comunidades globais da Internet e a desenvolver políticas adequadas à sua missão, por intermédio de processos representativos e com decisões baseadas em consenso.

Empresa: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
Fonte: Mariana Balboni, assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Jornalistas Responsáveis:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Jessica Blumer (MTb 35.131) - jessica@s2.com.br
Cristiana Rebouças- cristiana@s2.com.br
Claudia Fuji - claudiam@s2.com.br
Priscila Rocha - prirocha@s2.com.br