NIC.br

Ir para o conteúdo
01 OUT 2004

Fraudes pela Internet crescem 650% no último ano




Segundo as estatísticas do Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (NBSO), os incidentes associados a fraudes bancárias e financeiras pela rede passaram de 131 no terceiro trimestre de 2003 para 982 no mesmo período de 2004

O Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (NBSO), mantido pelo Comitê Gestor da Internet, acaba de divulgar suas estatísticas trimestrais sobre incidentes ocorridos na Internet e relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários. Segundo o levantamento, o número de notificações de ataques pela Internet no Brasil cresceu 6,7% no último trimestre em relação ao período anterior, passando de 16.736 nos meses de abril a junho, para 17.850 entre julho e setembro de 2004.

Neste trimestre, o que mais chamou a atenção foi o aumento no número de incidentes associados a fraudes bancárias e financeiras pela Internet, que cresceu 75% em relação ao trimestre anterior e 650% em relação ao mesmo período de 2003. Os casos reportados de worms* (programas capazes de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador) foram responsáveis por 60% das notificações recebidas pelo grupo, totalizando 10.854 incidências, enquanto no trimestre anterior esses ataques somaram 8.508, representando 50% do total.

Também houve um aumento de notificações de scans** (varreduras) na porta 22/TCP, associado à utilização de ferramentas para realização de ataques de força bruta via SSH (Secure Shell), com tentativas de diversos logins e senhas. Já os scans por múltiplas portas, realizados por worms, bots e ferramentas automatizadas, mantiveram-se constantes. Tais ataques normalmente envolvem combinações de portas TCP.

Neste último relatório, as grandes novidades são dois novos gráficos: um com os totais consolidados de incidentes reportados por ano e o segundo com a origem dos incidentes distribuídas por país. Desta maneira, pode-se observar que neste período 75% dos incidentes reportados têm origem em 5 países: Brasil (25,7%), Estados Unidos (25,27%), e no grupo reunindo Coréia do Sul, China e Taiwan, que juntos somam aproximadamente mais 25% dos relatos.

O NBSO é o único grupo que mantêm estatísticas atualizadas de incidentes que são reportados voluntariamente no Brasil, desde 1999.

Mais informações em http://www.nbso.nic.br/stats/incidentes/

*Diferente do vírus, o worm não necessita ser explicitamente executado para se propagar.

**Não confundir com SCAM, e-mails com intenção fraudulenta que têm como objetivo enganar o usuário fazendo-o fornecer senhas, dados sigilosos, dinheiro, etc.

Sobre o NBSO

O NBSO é o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet Brasileira. Mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o grupo é responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. Mais informações em http://www.nbso.nic.br/

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br