NIC.br

Ir para o conteúdo
20 JUN 2017

Envie sua sugestão de nome para domínios de cidades sob o “.br”




NIC.br continua recebendo contribuições de nomes populares e apelidos de municípios brasileiros

O apelido ou nome popular da sua cidade pode virar um domínio de Internet. Essa é a proposta do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios “.br” e por receber, desde o dia 15 de maio, contribuições de usuários sobre nomes que identificam municípios brasileiros de um jeito único. Com isso, “floripa.br”, “jampa.br”, “poa.br” e “vix.br” são alguns dos Domínios de Primeiro Nível (DPNs/categorias) já criados considerando as sugestões de apelidos mais recebidas.

Em duas cidades, as sugestões mantiveram o próprio nome como DPN e com isso "recife.br" e "belem.br" completam a lista das 6 cidades com um domínio exclusivo sob o “.br” até o momento. A campanha continua no ar para outras 40 localidades e as sugestões de nomes devem ser enviadas por meio do sítio: http://cidades.registro.nic.br/.

“É muito importante para o NIC.br manter o diálogo aberto com a comunidade Internet e consultar quais são as preferências dos usuários antes de criar novos domínios. Incentivamos que todos participem da campanha e enviem quantas sugestões de nomes desejarem, para que o processo continue um sucesso e o resultado se aproxime da expectativa dos moradores de cada uma dessas localidades”, ressalta Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

A iniciativa tem impacto direto para empresários, profissionais liberais, prestadores de serviço e usuários de Internet que poderão, por exemplo, registrar domínios como: "meunome.jampa.br", "minhaempresa.floripa.br", "minhaideia.vix.br" entre outras inúmeras opções para cada uma das localidades. Os nomes sugeridos devem levar em consideração as características válidas para a criação de um novo DPN, de acordo com o regulamento da chamada.

Envie sua sugestão!

As cidades que tiverem maior repercussão e, consequentemente, um maior volume de sugestões, poderão ter seus domínios criados mais cedo. Brasileiros com mais de 12 anos de idade poderão enviar quantas sugestões desejarem. A chamada de sugestões segue no ar por tempo indeterminado. Não há premiação ou remuneração por parte do NIC.br – o objetivo é receber contribuições espontâneas de nomes já consagrados para novos domínios de cidades. A divulgação dos próximos DPNs de cidades que forem criados acontecerá no sítio do NIC.br. Acesse o regulamento na íntegra e participe enviando sugestões de nomes: http://cidades.registro.nic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr