NIC.br

Ir para o conteúdo
30 NOV 2007

CGI.br lança dois novos vídeos da campanha Antispam.br




Spam e proteção do usuúrio na Web são os temas abordados pelos episódios

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br - www.cgi.br), através de sua Comissção de Trabalho Anti-spam, apresenta dois novos vídeos educativos da campanha Antispam.br: "Spam" e "A Defesa". Os vídeos possuem recomendações e dicas sobre como o internauta deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças. "Os usuários tém procurado cada vez mais informaçṍes para se proteger dos ataques e incidentes da rede, por isso a importância de criar este material interativo com uma linguagem acessível", explica Marcelo Fernandes, conselheiro do CGI.br.

O vídeo "Spam" demonstra aos usuários os diversos problemas que podem ser causados pelas mensagens não-solicitadas. Propagação de vírus e de produtos supostamente milagrosos, assim como aspectos relacionados á segurança da rede e do usuúrio, são alguns dos tópicos abordados pela animação. O objetivo do episódio "A Defesa" á apresentar ao usuário maneiras e dicas de como se proteger de ameaças na Internet para navegar com mais segurança na rede.

A iniciativa amplia ainda mais o acesso ás informações sobre proteção na Web, transmite conceitos importantes de forma lúdica, leve e interativa, e atinge o público potencial, ou seja, os usuários de Internet em geral. A campanha tem o apoio do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

A campanha
No total, quatro animações compõem o material da ação. "Navegar é preciso" e "Os Invasores" foram os dois primeiros vídeos da série educativa. O primeiro apresenta o funcionamento da Internet, suas vantagens, riscos e a necessidade de proteção, principalmente de mecanismos como o firewall. O segundo trata dos tipos de códigos maliciosos e como eles podem entrar no computador do usuúrio, reforçando que a maioria dos códigos tem mais de um vetor de entrada e por isso mais de uma proteção é necessária.

Todos os episódios estão disponíveis para download no site Antispam.br (http://www.antispam.br/videos). Com distribuição livre, podem ser baixados em diferentes formatos, tamanhos e resoluções, assim podem ser visualizados em diversos sistemas operacionais e conexões, discada ou banda larga.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/

Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o grupo é responsável por receber, analisar e responder incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas á Internet no Brasil.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br, www.cgi.br ou http://www.antispam.br.

Entidade: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
Fonte: Mariana Balboni, gerente de comunicação

Contatos para a imprensa:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br