NIC.br

Ir para o conteúdo
30 OUT 2007

CGI.br e ONU receberão mais de mil participantes no IGF 2007




Ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende presidirá Fórum sobre Governança da Internet

Mais de mil representantes de governo, do setor privado e da sociedade civil, bem como de comunidades acadêmicas e tecnológicas são aguardados para o segundo Fórum sobre Governança da Internet (IGF), que acontecerá de 12 a 15 de novembro, no Hotel Windsor Barra, situado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A segunda edição do evento das Nações Unidas é realizada no Brasil pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Participantes produzirão discussões interativas sobre um amplo leque de assuntos relacionados à governança de Internet. Entre os tópicos a serem abordados estão a liberdade de expressão, crime-cibernético, segurança, privacidade, transparência nas regras, custos de acesso, múltiplas línguas e diversidade, medidas de combate à pornografia infantil e proteção contra a exploração de crianças.

Vint Cerf e Bob Kahn, ambos entre os fundadores da Internet e co-inventores dos protocolos TCP/IP, estarão presentes na conferência. Representantes de aproximadamente 70 países se inscreveram para o encontro, além de representantes do setor privado, como Alcatel-Lucent, Cisco Systems, France Telecom, Google, IBM, Intel, Microsoft, Nokia Siemens, Sun Microsystems, Verizon e Yahoo. Entre os participantes da sociedade civil estão Anistia Internacional, Associação para o Progresso das Comunicações (the Association for Progressive Communication) e Salve as Crianças (Save the Children), entre outros.

O Ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil, Sérgio Rezende, presidirá o evento. O vice-presidente do Grupo Consultivo, Nitin Desai, responsável pela preparação do fórum e Conselheiro Especial do Secretário das Nações Unidas para Governança de Internet, e Hadil da Rocha Vianna, Diretor para Assuntos Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil também marcarão presença. Markus Kummer, secretário do Coordenador Executivo do IGF servirá como Secretário do evento.

“Este encontro para múltiplos stakeholders proporciona oportunidade única aos participantes de compartilhar informações, experiências e as ações-práticas de excelência, contribuindo para a compreensão do pleno potencial da Internet para o benefício de todos os povos”, afirma o Professor Hartmut Glaser, diretor do NIC.br e coordenador do evento no Brasil.

Grupos temáticos

Regras transparentes do fórum permitem aos participantes discutir qualquer política adotada que seja relacionada ao assunto de governança na Internet. O IGF é inovador pelo fato de servir de palanque para o diálogo sobre políticas aplicadas e não como um painel para simples troca de negócios. “Governança da Internet para o Desenvolvimento” será o tema geral do encontro que consistirá de cinco sessões principais baseadas nos seguintes temas:

- Recursos Críticos – infra-estrutura e administração de importantes recursos como sistema de domínio nominal e protocolo para endereços na Internet;
- Acesso – conectividade na Internet: políticas e custos;
- Diversidade – divulgação de diversidade lingüística e conteúdos locais;
- Abertura – liberdade de expressão, fluxo livre de informação, autorização e acesso ao conhecimento;
- Segurança – criação de confiança e certeza através de colaboração.

Além desses, será abordado o tema capacitação como sendo de extrema prioridade. O IGF também produzirá um painel para grupos interessados em organizar seus próprios eventos para a discussão de assuntos específicos, para compartilhar ações práticas excelentes ou para apresentar suas atividades.

Credenciamento para mídia

Representantes da mídia em geral — imprensa escrita, fotografada, rádio e televisão — precisarão ser credenciados para a cobertura do evento. O documento para inscrição poderá ser acessado aqui .

O formulário preenchido, junto a uma carta de missão em papel timbrado de seu editor ou chefe de agência, e duas fotos para identificação (passaporte, passe oficial de imprensa nacional, carteira de trabalho), deverão ser enviados para:

Importante: O prazo para pré-credenciamento vai até o dia 7 de novembro. O credenciamento no local começa no dia 8 de novembro.

O Serviço de Informação não acusa o recebimento de credenciamento, porém o jornalista interessado poderá ligar para saber sobre o andamento de seu processo de inscrição.

O IGF Brazil 2007 será apresentado ao vivo pela Internet em: http://www.un.org/webcast e http://www.intgovforum.org .

Para mais informações sobre o IGF acesse:
http://www.intgovforum.org ou http://www.igfbrazil2007.br/ ou http://governanca.cgi.br

Anote na agenda:
IGF Brazil 2007 - http://www.igfbrazil2007.br
Data: de 12 a 15 de novembro
Horários: 12 de novembro – das 10h30 às 18h30
13 a 14 de novembro – das 8h30 às 19h30
15 de novembro – das 8h30 às 11h30
Local: Windsor Barra Hotel (Av. Lúcio Costa, 2.630 - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ)

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br – www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br – www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br – www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br – www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Contatos para a imprensa - ONU
Nova York - Edoardo Bellando - bellando@un.org
Rio de Janeiro – Valéria Schilling - valeria@unicrio.org.br
Genebra - Rolando Gomez - rgomez@unog.ch

Contatos para a imprensa – CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br