NIC.br

Ir para o conteúdo
26 OUT 2007

CGI.br discute perigos da rede durante IGF 2007




Expectativa é definir diretrizes para tornar a internet mais segura juntamente com autoridades e entidades internacionais

A segurança na rede será um dos principais temas em discussão no IGF Brazil 2007 — Fórum sobre Governança da Internet (Internet Governance Forum), que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de novembro. A segunda edição do encontro, promovido pela ONU e realizado pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), terá como base cinco grupos temáticos, que servirão como base para as discussões realizadas na programação do evento: acesso, diversidade, abertura, segurança e recursos críticos.

Uma das metas dos representantes do governo, sociedade civil e iniciativa privada de mais de 100 países presentes no debate é estabelecer a cooperação além de fronteiras nacionais, levando em conta legislações diferentes para privacidade, combate ao crime e segurança.

“O fórum pretende instituir uma relação entre ações nacionais e cooperação internacional para garantir a segurança de todos os usuários da internet. Além de debater assuntos como cibercrime e ciberterrorismo que preocupam toda a população com a quebra de barreiras espaciais no mundo virtual”, explica o Prof. Hartmut Richard Glaser, diretor do NIC.br, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, braço executivo do CGI.br.

Segundo o Prof. Glaser, um dos desafios será encontrar saídas para se manter a privacidade num ambiente de segurança. Sem esquecer do respeito à liberdade de expressão que a Internet oferece a todos os cidadãos. “Nosso objetivo é encontrar respostas para questões como tornar a rede segura sem ameaçar a privacidade e identidade dos internautas e sem bloquear o desenvolvimento dos usuários e da rede”, adianta.

A segurança na Internet é uma das grandes preocupações do CGI.br, que por isso mantém o CERT.br – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Além de tratar incidentes de segurança, o CERT.br realiza atividades de apoio a administradores de redes e usuários de Internet no País.

Mais informações em: http://governanca.cgi.br

Anote na agenda:
IGF Brazil 2007 - http://www.igfbrazil2007.br
Data: de 12 a 15 de novembro
Horário: 12 de novembro – das 10h30 às 18h30, 13 a 14 de novembro – das 8h30 às 19h30 e 15 de novembro – das 8h30 às 11h30
Local: Windsor Barra Hotel - Av. Lúcio Costa, 2630 - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/ .

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br – www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br – www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br – www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br – www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Contatos para imprensa - Nações Unidas:
No Rio de Janeiro

Valéria Schilling, Centro de Informação das Nações Unidas
valeria@unicrio.org.br

Em Genebra
Rolando Gómez, Serviço de Informação das Nações Unidas
rgomez@unog.org

Em Nova York
Edoardo Bellando, Departamento de Informação Pública das Nações Unidas
bellando@un.org

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br