NIC.br

Ir para o conteúdo
08 MAR 2016

Ceweb.br promove troca de conhecimento sobre Dados Abertos no encerramento do projeto SPUK




Evento terá debates com especialistas e lançamento do guia “Incentivo ao (re)uso dos Dados Abertos”

O projeto "Melhorando o ambiente de negócios por meio da transparência no Estado de São Paulo – SPUK" promove na próxima sexta-feira (11) um encontro de encerramento das atividades, onde serão debatidas e compartilhadas experiências sobre a publicação e uso de dados abertos na Web. Projeto do Governo de São Paulo em cooperação com a Embaixada do Reino Unido, conta com o apoio e expertise do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que contribuiu com workshops e capacitações de profissionais do setor público, tradução e produção de guias de referência e no desenvolvimento de projeto piloto, que será apresentado durante o evento desta sexta-feira.

O encontro discutirá os resultados do SPUK, que teve como objetivo a publicação de dados abertos com conexões semânticas e o reuso desses dados, seja para fazer novos negócios ou para promover a cidadania ativa. Na oportunidade, serão debatidas as boas práticas de publicação e uso de dados na Web com a participação dos especialistas Bernadette Farias Lóscio, Ig Ibert Bittencourt e Thiago Rondon, e será lançado o guia “Incentivo ao (re)uso dos Dados Abertos”, terceira publicação elaborada sob a coordenação do Ceweb.br e do iGovSP.

O evento terá transmissão ao vivo e é aberto à participação de todos os interessados, que deverão se inscrever por meio do sítio do inovaDay.

Alinhados às diretrizes do Ceweb.br, os produtos gerados pelo SPUK estão disponíveis gratuitamente no sítio do projeto e servirão de inspiração para que demais órgãos públicos invistam na melhoria da qualidade dos dados na Web. “Percebemos no Governo de São Paulo um parceiro forte e importante para testar e aplicar tecnologias e padrões que possibilitam uma melhor publicação de dados abertos. Estamos satisfeitos, temos um órgão público de peso habilitado a publicar dados e disseminar esse conhecimento”, avalia Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, que ainda reforça a importância da interoperabilidade de dados para o futuro da Web.

Guias

Sob a autoria de Nicolau Reinhard e Edson Germano, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), e coordenação técnica da equipe do Ceweb.br e da equipe iGovSP, o guia “Incentivo ao (re)uso dos Dados Abertos” traz orientações sobre como estimular o consumo de dados abertos seja pela sociedade ou pelos próprios órgãos de governo, e trata das dimensões de governança e interação com a comunidade usuária interna e externa ao governo. A publicação complementa os guias de “Dados Abertos” e de “Web Semântica”, redigidos pelos consultores Marco Tulio Pires e Carlos Laufer, respectivamente, sob a coordenação da equipe do Ceweb.br e da equipe iGovSP.

O guia de “Dados Abertos detalha os benefícios de uma política de abertura de dados, seus desafios, especificidades técnicas e recomendações pautadas em padrões internacionais e experiências exitosas. Enquanto o guia de “Web Semântica explica o novo universo em torno da enorme quantidade de dados publicados diariamente na Web, e de como descrever essas informações de forma que pessoas e máquinas possam compreendê-las.

Para auxiliar as organizações a avaliarem a efetividade com que publicam e consomem dados abertos, o Ceweb.br também foi responsável pela tradução para o português do Guia de Maturidade em Dados Abertos do Open Data Institute (ODI), do Reino Unido. Todas as publicações são frutos do projeto SPUK e serviram de fonte para as implementações de projetos pilotos nas áreas da saúde e Tribunal de Contas do estado de São Paulo.

O projeto SPUK inspirou-se nas iniciativas pioneiras do Governo do Reino Unido na publicação e reuso dos dados abertos e contou com a colaboração de especialistas britânicos, tanto do governo como do Open Data Institute.

Agenda
Encerramento do Projeto SPUK
11 de março (sexta-feira), às 8h30
Rua Boa Vista, 170, Edifício Cidade I, auditório do mezanino - São Paulo - SP
Os interessados devem confirmar a presença até o dia 09/03 pelo e-mail amanda@nic.br e realizar a inscrição gratuita no sítio: http://igovsp.net/inovaday/inscricoes/
Transmissão ao vivo pelo endereço: http://igovsp.net/inovaday/ao-vivo

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em http://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br