NIC.br

Ir para o conteúdo
14 SET 2015

Ceweb.br e Novatec Editora divulgam livro Dados Abertos Conectados




Obra mostra potencial do uso de dados abertos conectados para inovação social


A importância dos dados abertos na construção da Web do futuro e seu potencial para ajudar a resolver problemas econômicos, sociais e de gestão são algumas questões que os professores Seiji Isotani, da Universidade de São Paulo (USP), e Ig Ibert Bittencourt, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), detalham no livro Dados Abertos Conectados. Lançado pela Editora Novatec, o livro é uma iniciativa do Ceweb.br, Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) – e tem origem no conteúdo produzido para o curso online sobre Dados Abertos Conectados.

O grande volume de dados gerados no contexto da Web tem demandado que os sistemas sejam capazes de processá-los de maneira automatizada e que gerem valor aos usuários finais. Isto levou à proposição tanto do conceito de Web Semântica quanto do conceito de Dados Conectados, analisados pelos autores na obra.

“O uso dos padrões criados pelos grupos de trabalho do W3C e o trabalho da comunidade de desenvolvedores, de gestores governamentais e da sociedade interessada no desenvolvimento Web são essenciais para que tenhamos, efetivamente, dados abertos e conectados. O livro e os cursos, como recursos educacionais, geram capacitação e formam pessoas aptas a utilizar essas tecnologias, que podem produzir novos negócios e novas soluções para a sociedade”, destaca Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, centro que também disponibiliza cursos referentes ao conteúdo do livro em http://ceweb.br/cursos/.

Além de fornecer uma visão geral sobre dados abertos conectados e suas potenciais aplicações, a obra também ensina como modelar, publicar e consumir dados abertos e explica o processo de disponibilização de dados de maneira estruturada usando ontologias. O leitor conhecerá ainda os métodos e padrões atualmente utilizados para o compartilhamento de metadados que dão significados aos dados da Web. E verá as tendências mais recentes no desenvolvimento de aplicações inteligentes que utilizam a semântica dos dados para geração de ferramentas que atendam às necessidades do mercado e da sociedade.

Sobre os autores

Seiji Isotani - Professor do Departamento de Sistemas de Computação da Universidade de São Paulo (USP). Fez doutorado em Engenharia de Ontologias e Web Semântica na Osaka University, no Japão, e realizou seu pós-doutorado na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. Publicou mais de uma centena de artigos científicos nas áreas de ontologias, dados abertos conectados e tecnologias educacionais. Junto ao W3C, atua em projetos relacionados à criação de um ecossistema para produção e consumo de dados abertos. É cofundador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação (CAEd) e das empresas MeuTutor e Linkn, que trabalham no desenvolvimento de tecnologias semânticas.

Ig Ibert Bittencourt - Doutor em Ciência da Computação pela UFCG e pós-doutor pela Unicamp, é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e bolsista de Produtividade (DT) do CNPq. É vice-presidente da Comissão Especial de Informática na Educação da SBC, representante consultivo da UFAL no W3C e cofundador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). É um dos fundadores de duas startups premiadas por seu caráter inovador, sendo uma na área de Tecnologias na Educação (MeuTutor) e outra na área de Tecnologias Semânticas (LinKn). Tem trabalhado com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Tecnologias Educacionais, Dados Abertos Conectados e Empreendedorismo Social.

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em http://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br