NIC.br

Ir para o conteúdo
06 JUL 2007

CERT.br registra aumento de 46% nas tentativas de fraudes reportadas no segundo trimestre




Notificações relacionadas às violações de direitos autorais foram as principais responsáveis pelo crescimento

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços coordenados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), divulga as estatísticas de incidentes envolvendo redes brasileiras reportados ao grupo ( http://www.cert.br/stats/incidentes/ ), referentes ao segundo trimestre de 2007. Vale ressaltar que as estatísticas são mensuradas com base nos dados relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários.

De acordo com as notificações recebidas de abril a junho deste ano, o número total de incidentes foi de 38.513, o que representa queda de 31% em relação ao primeiro trimestre de 2007 e baixa de 22% em relação ao mesmo período de 2006. A principal razão dessa diminuição foi a redução no número de notificações de incidentes relacionados a worms no período.

O número de notificações relacionadas a fraudes aumentou 46% em relação ao primeiro trimestre de 2007 e 3% se comparado ao mesmo período de 2006. "Esse crescimento se deve ao aumento nas notificações de fraudes relacionadas a casos de quebra de direitos autorais referentes à distribuição de material pirata por meio de redes P2P", afirma Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.

As notificações referentes a varreduras diminuíram 17% em relação ao primeiro trimestre de 2007 e aumentaram 8% em relação ao mesmo período de 2006. Com relação aos tipos de varreduras mais comuns, nota-se a continuidade da procura por serviços que possam sofrer ataques de força bruta, como SSH, FTP e TELNET. Também tem sido grande a procura por serviços que possam ser explorados para envio de spam, como proxies SOCKS e SMTP.

"Os incidentes relacionados ao serviço SSH aumentaram significativamente, com 44% do total de scans reportados. Isso representa crescimento de 9 pontos percentuais em relação ao trimestre passado", ressalta Cristine.

O CERT.br é o único grupo que mantém estatísticas atualizadas de incidentes que são reportados voluntariamente no Brasil, desde 1999. Os dados completos estão publicados no site http://www.cert.br/stats/ .

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br – www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br – www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br – www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br – www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Empresa: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
Fonte:Mariana Balboni, Assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Contatos para a imprensa:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br