NIC.br

Ir para o conteúdo
05 OUT 2006

CERT.br divulga crescimento de 20% nas notificações de worm




Estatísticas trimestrais apontam estabilidade de avisos referentes a fraudes e aumento de cerca de 20% no total de incidentes

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil ( CERT.br ), um dos serviços coordenados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do “.br” - NIC.br , acaba de divulgar suas estatísticas sobre incidentes ocorridos na internet, relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários, referentes ao terceiro trimestre de 2006.

Os números apontam um aumento de 20%, em relação ao trimestre anterior. Do total de quase 60 mil incidentes notificados, 59% foram em relação ao worm, que é capaz de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Klaus Steding-Jessen, analista do CERT.br explica que “os worms são diferentes dos vírus, pois não necessitam ser explicitamente executados para se propagar”. Já as tentativas de fraudes mostraram-se estáveis de julho a setembro de 2006, registrando uma pequena queda de aproximadamente 4%, se comparadas ao trimestre anterior.

Outro fato interessante da estatística, publicada no site http://www.cert.br/stats , é a comparação anual e trimestral dos incidentes notificados ao CERT.br. De acordo com a instituição, em 2005 foram recebidas mais de 16 mil notificações de julho a setembro, enquanto no mesmo trimestre de 2006, o valor passou para cerca de 60 mil. Se a referência for o trimestre anterior (abril a junho), porém, o total de notificações recebidas é cerca de 20% maior. O analista do CERT.br reforça que os números de suas estatísticas são proporcionais a quantidade de instituições que reportam esses incidentes à entidade. “O CERT.br não é o responsável por fiscalizar a internet. Portanto, os números que divulgamos são referentes às notificações que recebemos diariamente.”

O CERT.br é o único grupo que mantém estatísticas atualizadas de incidentes que são reportados voluntariamente no Brasil, desde 1999. Os próximos números serão divulgados no início de janeiro, juntamente com os totais anuais das notificações recebidas pela instituição.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - www.cert.br ) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - www.ptt.br ). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no país.

Entidade: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -NIC.br
Fonte: Mariana Balboni, Assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Jornalistas Responsáveis:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Jessica Blumer (MTb 35.131) – jessica@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br