NIC.br

Ir para o conteúdo
03 SET 2015

Ambiente legal e regulatório, Segurança e Universalidade serão debatidos em Conferências do CGI.br




Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no sítio comemorativo dos 20 anos do Comitê Gestor


O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) recebe as inscrições para os próximos encontros do Ciclo de Conferências "CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet" que acontecerão no mês de setembro. Especialistas internacionais e nacionais estarão reunidos em São Paulo para debater o "Ambiente Legal e Regulatório", a "Funcionalidade, Segurança e Estabilidade" e a "Universalidade", princípios do decálogo do Comitê Gestor. As Conferências acontecerão integradas à programação de eventos do CGI.br e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). As inscrições devem ser realizadas de forma independente para cada conferência em: http://cgi.br/20anos/.

“O Ciclo de Conferências comemorativo aos 20 anos do CGI.br tem sido uma ótima oportunidade para debate com apresentadores e pensadores que participaram da construção da Internet desde seu início, e que hoje estão envolvidos no desenvolvimento da rede . Em especial, tem sido muito revelador descobrir que tanto os pioneiros como os novos pensadores dão prioridade ao debate da defesa de princípios, tal como também formulados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil", destaca Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e membro do CGI.br.

O primeiro encontro de setembro acontecerá no encerramento do VI Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais, no dia 16/09. O "Ambiente Legal e Regulatório" na Internet será analisado por Raul Echeberria, vice-presidente para Engajamento Global da Internet Society (ISOC), e por Alison Gillwald, diretora executiva da Research ICT Africa e professora da Universidade de Cape Town. Durante o evento, deverão ser abordadas as políticas do Registro de Endereços da Internet e as principais questões atuais em torno dos temas de regulação, especialmente para os países em desenvolvimento. A Conferência será às 19h30, no Blue Tree Premium Morumbi (Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Jardim das Acácias, São Paulo).

No dia seguinte (17/09) e no mesmo local, o 4º Fórum Brasileiro de CSIRTs dará início à sua programação, a partir das 10h, com a Conferência sobre "Funcionalidade, Segurança e Estabilidade". Os principais desafios para tratar incidentes e preveni-los serão abordados por Yurie Ito, diretora da divisão de Coordenação Global do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Japão (JPCERT / CC) e Maarten Van Horenbeeck, presidente do Fórum de Resposta a Incidentes e Equipes de Segurança (FIRST), organização reconhecida como líder global na resposta a incidentes.

Já o princípio da "Universalidade" será discutido no dia 23/09 durante o encerramento da Conferência Web.br. Para falar sobre o tema, estarão presentes o empreendedor e defensor do Software Livre, Sunil Abraham, que também é diretor executivo do Centro para Internet e Sociedade - CIS India, e a psicóloga Lêda Spelta, uma das primeiras pessoas cegas a trabalhar com informática no País e uma das principais defensoras da acessibilidade para a inclusão digital. O debate acontecerá às 16h30 no Centro de Convenções Rebouças (Rua Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 23 - Cerqueira Cesar, São Paulo).

Quatro Conferências já foram realizadas e, até dezembro, novos eventos irão tratar de cada um dos princípios para governança e uso da Internet do CGI.br. Todos os encontros são gratuitos, mas possuem vagas limitadas e recebem as inscrições por meio do sítio comemorativo. Quem não estiver presente poderá acompanhar o streaming pelo mesmo sítio. Acesse a agenda com todos os eventos da série: http://cgi.br/20anos/.

Agenda:
5ª Conferência “CGI.br 20 anos – Ambiente Legal e Regulatório”

16 de setembro, às 18h30
Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Jardim das Acácias, São Paulo – SP

6ª Conferência “CGI.br 20 anos – Funcionalidade, Segurança e Estabilidade”
17 de setembro, às 10h
Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Jardim das Acácias, São Paulo – SP

7ª Conferência “CGI.br 20 anos – Universalidade”
23 de setembro, às 16h30
Centro de Convenções Rebouças
Rua Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 23 - Cerqueira Cesar, São Paulo – SP

Inscrições: http://cgi.br/20anos/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br