NIC.br

Ir para o conteúdo
08 SET 2016

Acessibilidade na Web será debatida durante os Jogos Paralímpicos




Evento acontece no Rio Media Center e será encerrado com a entrega do Prêmio Todos@Web

Mais importante reconhecimento de iniciativas que tornam a Web mais acessível, o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, Todos@Web, terá neste ano atividades extras, compostas por uma programação de palestras sobre o tema e depoimentos de atletas paralímpicos, que reforçam a importância de fomentar e investir em acessibilidade na internet. O evento acontecerá dia 15 de setembro no Rio Media Center, o centro de imprensa da prefeitura do Rio de Janeiro, que recebe jornalistas brasileiros e estrangeiros durante os Jogos Rio 2016.

Promovida pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a iniciativa tem o apoio do escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil) e neste ano conta ainda com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), para a cerimônia de premiação. As atividades terão início às 9h30 e serão transmitidas ao vivo por streaming no endereço http://premio.ceweb.br/.

“Queremos aprofundar o debate sobre acessibilidade na Web tornando esse assunto natural a ponto de virar parte da rotina de todo profissional de tecnologia e de comunicação. São esses profissionais que têm o poder de fazer com que todos os usuários Web recebam um resultado claro, inteligível e sem barreiras. Estou convicto de que as apresentações de especialistas, os depoimentos enriquecedores dos atletas paralímpicos e as experiências apresentadas no Prêmio Todos@Web servirão de inspiração e reflexão sobre a importância desse tema”, reforça Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

“A acessibilidade na Web é um assunto de extrema importância e requer a atenção de todos que desejam uma sociedade mais justa e integrada. É uma honra ser parceiro nesse projeto”, afirma o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro.

O painel “Web acessível: 20 anos de iniciativas e desenvolvimentos no Brasil” terá a presença de José Antonio dos Santos Borges, renomado desenvolvedor na área de acessibilidade da América Latina e coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ. Sob sua orientação foram produzidos os sistemas computacionais mais conhecidos e utilizados nesta área no Brasil, como o Dosvox, Braille Fácil, Motrix, MecDaisy, Microfênix, Musibraille, Prancha Fácil, entre muitos outros.

A relação da acessibilidade na Web com a legislação brasileira a partir da análise da Constituição Federal, do Marco Civil da Internet e da Lei Brasileira de Inclusão será abordada por Bruna Castanheira, pesquisadora no Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, e Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento Web do Ceweb.br. O encontro terá ainda um painel dedicado à audiodescrição na Web, com estudo de casos e técnicas a partir da experiência de representantes do Instituto Benjamin Constant e Diego Oliveira, criador do site Legenda Sonora, ambos profissionais que atuam com audiodescrição.

O papel dos jornalistas e agências digitais para a publicação de conteúdo acessível na Web também será debatido, com a moderação de Carlos Paulo Jr., da ABRADI Rio, e participação do jornalista Marcos Lima, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e Simone Freire, da agência Espiral Interativa. Veja a programação completa em http://premio.ceweb.br/programacao/.

Prêmio Todos@Web

Em sua 4ª edição, o Todos@Web premiará “Projetos Web” (sistemas que não criam barreiras de acesso para pessoas com deficiência), “Aplicativos” e “Tecnologia Assistiva” (aquelas que viabilizam acesso à Web a pessoas com deficiência). Todos os projetos inscritos foram analisados por especialistas em melhorias para tornar os sítios ou aplicações mais acessíveis. O prêmio é um reconhecimento pelo esforço em tornar a Web mais acessível para as pessoas com deficiência. Os vencedores de cada uma das categorias ganham prêmios em dinheiro, além de um troféu e participação na cerimônia. Os detalhes sobre a premiação e os finalistas estão disponíveis no sítio http://premio.ceweb.br/.

Agenda
Palestras e cerimônia de premiação do Todos@Web
Dia 15 de setembro, a partir das 9h
Rio Media Center, centro de mídia da prefeitura do Rio de Janeiro
Credenciamento para jornalistas: http://www.riomediacenter.rio/credenciamento/
Transmissão ao vivo: http://premio.ceweb.br/

Sobre o Rio Media Center

O centro de mídia atende jornalistas de todo o mundo, credenciados ou não pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), oferecendo estrutura de trabalho, informações atualizadas e programação diversificada. Com 2.700 m² de área construída, o Rio Media Center oferece toda a estrutura necessária para facilitar o trabalho de jornalistas brasileiros e estrangeiros, incluindo estações de trabalho com internet cabeada e Wi-Fi de alta capacidade, sinal de satélite para transmissões ao vivo e estúdios de rádio e TV. A instalação funciona 24 horas por dia e tem acessibilidade e capacidade para até 600 jornalistas simultaneamente. O centro conta com um auditório multiuso com capacidade para até 300 pessoas. Os dois estúdios de TV e seis de rádio podem ser utilizados gratuitamente por meio de agendamento prévio. Há também profissionais bilíngues para atender às demandas jornalísticas. ATENÇÃO: o jornalista deve estar credenciado no Rio Media Center para participar das atividades. Mais informações: www.riomediacenter.com.br.

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em http://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr

Empresa Olímpica Municipal
olimpiada.prefeituradorio@gmail.com
Coordenadora de Comunicação para os Jogos Rio 2016 - Prefeitura do Rio:
Carol Medeiros – (21) 2016-9725
Assessores:
Elisa López – (21) 2016-9726
Roberta Taliberti – (21) 2016-9728
Marcelo Torres – (21) 2016-9733
Sheila Machado – (21) 2016-9727
Adriana Moreira – (21) 2016-9732
Marcelo Matos – (21) 2016-9734