NIC.br

Ir para o conteúdo
03 NOV 2015

9ª Conferência do CGI.br abre debate sobre Governança da Internet em João Pessoa




Encontro será transmitido ao vivo e acontecerá no dia 09/11, antes do início das atividades oficiais do IGF 2015

Representantes da sociedade civil, academia, empresas e Governos estarão reunidos, em novembro, para participarem do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), que será sediado em João Pessoa (PB) de 10 a 13/11. Para iniciar aos debates sobre Governança da Internet que acontecerão durante todo o evento, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promoverá, no dia 09/11, a 9ª Conferência do Ciclo "CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet", que colocará em pauta a Governança Democrática e Colaborativa, um dos princípios do decálogo do CGI.br.

“A governança da Internet deve ser exercida de forma transparente, multilateral e democrática, com a participação dos vários setores da sociedade, preservando e estimulando o seu caráter de criação coletiva”, diz o decálogo do Comitê Gestor. Na prática, esse é o modelo de governança adotado pelo CGI.br, que é referência para outros países, destaca o coordenador Virgilio Almeida. “Também foi com base na colaboração que surgiu a lei do Marco Civil da Internet, igualmente reconhecida no exterior. As iniciativas que envolvem a Internet não podem estar desassociadas de um amplo e contínuo diálogo entre os setores", considera.

O evento contará com dois painéis, que terão a participação de especialistas com extenso currículo internacional: o primeiro, intitulado “Experiências Brasil e Itália”, será mediado por Virgilio Almeida, coordenador do CGI.br, e terá apresentações de Juan Carlos de Martin, Professor de Engenharia da Computação no Instituto Politécnico de Torino e um dos fundadores e diretores do NEXA Center for Internet & Society; Carlos Alberto Afonso, um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil e conselheiro do CGI.br; Veridiana Alimonti, membro do Conselho Diretor do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social; e Ronaldo Lemos, diretor-fundador do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro, Diretor do projeto Creative Commons no Brasil e Membro do Conselho de Administração da Fundação Mozilla.

Em seguida, Flávio Wagner, que é membro do CGI.br eleito pela Comunidade Científica e Tecnológica, mediará o segundo painel, “Conferência CGI.br 20 anos - Governança democrática e colaborativa”, do qual participarão os especialistas Urs Gasser, diretor executivo do Centro para Internet e Sociedade de Berkman na Universidade de Harvard; Markus Kummer, Coordenador Executivo do Secretariado de apoio ao Fórum de Governança da Internet (IGF); e Stefano Rodotá, professor de Direito da Universidade de Roma e Presidente do Conselho de Administração da Universidade de Torino.

O conselheiro Flávio Wagner, que também faz parte do Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o Secretário-Geral da ONU na organização do IGF, lembra que a Conferência será um aquecimento importante para as discussões que acontecerão no evento. "O tema do IGF deste ano propõe capacitar o desenvolvimento sustentável. E para viabilizar essa capacitação, é necessário que os modelos de governança sejam verdadeiramente transparentes e colaborativos", declara.

O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, será realizado no Hotel Tropical Tambaú, a partir das 18h45. Aqueles que não estiverem na cidade poderão acompanhar a transmissão ao vivo por meio do sítio: http://cgi.br/20anos/.

Confira o currículo completo dos palestrantes e a programação da 9ª Conferência: http://cgi.br/20anos//program/index.html#program.

Ciclo de Conferências

Cada um dos princípios para governança e uso da Internet do CGI.br têm sido debatidos, ao longo do ano, em encontros que marcam as duas décadas de existência do Comitê Gestor. O Ciclo de Conferências terá seu encerramento no dia 10 dezembro, durante a V Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, e abordará o princípio da Inimputabilidade da Rede. Acesse mais informações sobre o próximo evento da série: http://cgi.br/20anos/.

Agenda:
Conferência “CGI.br 20 anos – Governança Democrática e Colaborativa”

09 de novembro (segunda-feira), às 18h45
Hotel Tropical Tambaú
Av. Almirante Tamandaré, 229 – Tambaú, João Pessoa (PB)
Evento gratuito e aberto a todos os interessados
Transmissão ao vivo a partir das 19h30 no sítio: http://cgi.br/20anos/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br