NIC.br

Ir para o conteúdo
04 MAI 2015

Uso de dados para políticas públicas é destaque da Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa


 Uso de dados para políticas públicas é destaque da Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa

Evento é realizado anualmente e promove capacitação e troca de experiências


A 5ª edição da Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), ambos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), chega ao fim nesta quinta-feira (30) após amplo debate e troca de experiências entre pesquisadores, gestores públicos, representantes da sociedade civil e de organismos internacionais.

Os desafios e a importância do uso de dados na formulação de políticas públicas foram destaques do evento, que ainda aprofundou e discutiu conceitos teóricos e práticos em metodologias de pesquisa. Na abertura do curso, na manhã da última segunda-feira (27), Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, lembrou a missão do Centro "Nosso objetivo com o workshop é criar discussões, promover a capacitação e aprender com o público presente", explica.

O conceito de que políticas públicas devam ser baseadas em dados foi defendida na palestra de Sonia Jorge, diretora executiva da Alliance For Affordable Internet (A4AI). Sonia considera que as políticas públicas para Internet precisam assegurar acesso igualitário e aberto para todos. Com base em relatório produzido pela A4AI, reforçou que o custo de conexão à rede é crucial para o desenvolvimento inclusivo. “Mesmo que o custo do acesso à Internet reduza,  é preciso verificar o quanto representa para a renda familiar”, enfatizou.

A programação da Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa seguiu na segunda (27) e terça-feira (28) com minicurso proferido por Alison Gillwald, diretora executiva da Research ICT Africa. Durante as atividades, houve compartilhamento de estratégias e metodologias de pesquisa que resultam em dados para políticas públicas, além de análise do ambiente regulatório do setor, com exemplos de países africanos como África do Sul, Gana, Moçambique e Quênia, entre outros. Gillwald também reforçou que os índices internacionais precisam ser tratados com cautela e olhar crítico.

Frédéric Bourassa, estatístico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), também compartilhou a experiência da organização na coleta e análise de dados para a formulação de políticas na área de TIC.

Na quarta (29) e quinta-feira (30), o evento teve foco no desenho da pesquisa qualitativa e na análise de dados. No curso, Liz Spencer, consultora de pesquisa e sócia da Q2 Training Complete, detalhou os principais métodos e técnicas para  o planejamento e a preparação necessária para a condução de um projeto de pesquisa qualitativo. De forma didática, com exemplos de situações cotidianas e exercícios, Spencer também ensinou como dar sentido ao dado qualitativo e adquirir os fundamentos para uma análise temática.

Para mais informações, acesse: http://cetic.br/semana-metodologias-pesquisas/