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01 AGO 2017

NIC.br inicia recuperação de custos do IX.br de São Paulo




O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) iniciou no mês de julho a cobrança de recursos aportados para a interligação dos Sistemas Autônomos (AS) que participam do IX.br de São Paulo, buscando com isso, o ressarcimento de parte de seus gastos operacionais no PTTMetro.

Durante o IX (PTT) Fórum 10, promovido em dezembro de 2016, explicamos o cálculo dos valores gastos especificamente na operação do IX.br de São Paulo, no sentido de suprir parte do custeio de sua operação.

O NIC.br esclarece que continua e continuará investindo nos Internet Exchanges (Pontos de Troca de Tráfego – PTT) com a aquisição a suas expensas de equipamentos e contratação dos serviços necessários à manutenção e ampliação dos PTTs das localidades atuais, assim como na implantação de eventuais novos PTTs.

Os valores a serem pagos pelos AS participantes serão contabilizados no último dia de cada mês, com a disponibilização, através do portal do participante do IX.br, de faturas e de meios de pagamento até o dia 5 do mês subsequente, com prazo para pagamento até todo dia 15. O primeiro período de cobrança foi fechado no dia 31/7/2017.

Passo a passo

No portal do participante do IX.br hoje é possível consultar a relação dos recursos utilizados pelo AS no mês de junho, com fechamento em 30/06/2017, bem como os valores correspondentes. Trata-se de uma simulação com os dados atuais da base, e não de um processo de cobrança propriamente dito. Em caso de divergência nas informações apresentadas, será possível abrir um chamado (“ticket”) para a solicitação de correções ou de mais informações.

São também apresentadas as informações relativas à pessoa jurídica correspondente ao Sistema Autônomo (AS), no contrato e no pagamento. As faturas serão geradas utilizando-se os dados informados nestes campos. Após o preenchimento dos campos, basta clicar no botão “Salvar”.

Uma vez definidos os dados da pessoa jurídica, será apresentado na parte inferior da mesma página o contrato devidamente preenchido. Ao final, há um check box que deve ser clicado para a aceitação dos termos do contrato. Em seguida, o participante deve clicar no botão “Salvar”. 

“Com esses procedimentos, o AS agora estará apto a gerar o meio de pagamento a partir do dia 05/08/2017, quando serão liberados os dados do primeiro período de cobrança que é de 01 a 31/07/2017. É importante que todos os ASs verifiquem as informações e deem o aceite ao contrato o quanto antes, para não haver acumulo de solicitações de informações durante o mês de agosto”, ressalta Júlio Sirota, Gerente de Infraestrutura do IX.br.

A equipe do IX.br realizará no dia 3/08 às 15h um hangout, para esclarecer e tirar as dúvidas sobre a cobrança, no canal do NIC.br no YouTube: https://www.youtube.com/NICbrvideos.