NIC.br

Ir para o conteúdo
09 MAR 2018

NIC.br contribui com debate sobre indicadores de Universalidade da Internet




Encontro em São Paulo teve a participação de representantes de 11 países da América Latina e Caribe

Representantes de 11 países da América Latina e Caribe de áreas como governo, academia e terceiro setor - entre eles, especialistas de vários departamentos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) - estiveram reunidos na última sexta-feira (2), na sede do NIC.br em São Paulo, para debater e produzir um documento com contribuições para a medição de indicadores de Universalidade da Internet. O evento foi organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o apoio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do NIC.br.

A proposta de indicadores tem o objetivo de definir ferramentas de avaliação dos princípios de Universalidade da Internet a partir de quatro eixos fundamentais - Direitos, Abertura, Acessibilidade e Multissetorialidade - para realizar o potencial da rede para o desenvolvimento sustentável. O documento analisado constituirá a base de uma pesquisa mundial sobre a situação de cada país a respeito do tema, subsidiando recomendações de políticas e boas práticas. Até o dia 15 de março, a UNESCO promove uma fase global de consulta pública com distintos atores e fóruns, da qual participa o grupo reunido no NIC.br.

“Como produtor de indicadores sobre o acesso e uso da Internet no Brasil, o NIC.br acredita na participação multissetorial e defende, como tem feito a UNESCO, um processo aberto de consulta para garantir a construção e implementação de dados relevantes para políticas públicas sobre Internet”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br - que é também o primeiro centro de estudos da UNESCO sobre a sociedade da informação.

Durante a reunião foram apresentados o processo de indicadores de Universalidade da Internet da organização e o documento gerado durante a primeira fase de consulta, seguido por um debate em grupos de discussões dedicados a cada um dos quatro princípios. Os resultados obtidos a partir das discussões serão compilados em um documento que será submetido à UNESCO.

Governo Eletrônico

Na mesma semana que sediou a reunião sobre os indicadores de Universalidade da Internet, o Cetic.br também recebeu representantes do Grupo de Medição da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (Red Gealc) e realizou a reunião de especialistas da terceira edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico, que investiga o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no setor público brasileiro. Na quarta-feira (28/02), os representantes da Red Gealc discutiram a construção de uma metodologia de pesquisa regional a partir de seis dimensões para medição de governo eletrônico e a agenda do grupo para o primeiro semestre de 2018. Já a reunião da pesquisa TIC Governo Eletrônico, realizada no dia primeiro de março, contou com mais de 50 especialistas do governo, academia e terceiro setor – incluindo os representantes da Red Gealc – que discutiram e validaram os resultados coletados em 2017.


Reunião da Consulta Regional sobre Indicadores de Universalidade da Internet Reunião do Grupo de Trabalho em Medição da Rede GEALC