NIC.br

Ir para o conteúdo
29 AGO 2017

Manaus sedia debate sobre melhorias na infraestrutura da Internet


D24am - 26/08/2017 - [gif]


Assunto: IX (PTT) Fórum Regional Manaus

Cidade está entre as 28 localidades brasileiras que abrigam um Ponto de Troca de Tráfego Internet

Manaus – Representantes de provedores regionais, órgãos públicos, entidades acadêmicas e associações de Manaus, entre outros envolvidos com a Internet da região, estarão reunidos na próxima sexta-feira (1º), para debater as melhorias na infraestrutura local. Os interessados em participar do IX Fórum Regional, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), podem se inscrever gratuitamente no site http://regional.forum.ix.br/10-manaus/.

Manaus é uma das 28 cidades brasileiras que abriga um Internet Exchange (IX), também chamado de Ponto de Troca de Tráfego Internet (PTT), do IX.br. A iniciativa é do NIC.br e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que promovem e criam a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil.

A importância dos provedores regionais e grandes redes se tornarem Sistemas Autônomos, os requisitos técnicos para a conexão ao IX.br, o acesso ao conteúdo das CDNs e a situação da interconectividade local estão entre os temas que serão abordados no encontro.

“A reunião será uma oportunidade para que os profissionais dos provedores regionais e demais redes façam novos contatos, estreitem relacionamentos e se articulem em torno de soluções para melhorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento da Internet na região”, ressalta Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br.