NIC.br

Ir para o conteúdo
10 NOV 2015

IGF 2015: confira as atividades do CGI.br e NIC.br no primeiro dia de workshops




Evento reúne, em João Pessoa, representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil

Com a realização de workshops e a cerimônia de abertura, tem início nesta terça-feira (10), a programação oficial do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF na sigla em inglês), evento que reúne, em João Pessoa (PB), mais de dois mil participantes, além dos usuários remotos. Questões sensíveis sobre segurança e confiança na Internet, alocação de espectro e implementação de princípios na era digital serão debatidas nesta manhã por membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que participam do evento até seu encerramento, nesta sexta-feira (13).

A partir das 9h (horário de João Pessoa), na sala de workshop 5, o NIC.br fará uma apresentação no Fórum das Melhores Práticas sobre a regulação e mitigação de comunicações não solicitadas. Já membros do CGI.br estarão reunidos, às 11h (horário de João Pessoa), em duas discussões distintas: na sala de workshop 1, participarão de debate sobre as oportunidades e desafios da alocação de espectro, e na sala de workshop 10, irão discutir a implementação de princípios fundamentais na era digital. Neste mesmo horário, o NIC.br fará parte de debate sobre como as comunidades podem restaurar a confiança no ambiente digital. Durante a tarde, todos irão prestigiar a cerimônia de abertura, no salão principal, às 15h (horário de João Pessoa).

As atividades do CGI.br e NIC.br no IGF tiveram início antes da programação oficial, nessa segunda-feira (9), com encontros preliminares. Virgílio Almeida e Demi Getschko, conselheiros do Comitê Gestor, participaram da reunião de líderes e da Iniciativa NETmundial, enquanto Christine Hoepers, do NIC.br, esteve no debate sobre segurança da Internet promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

Também nessa segunda-feira, o CGI.br promoveu a 9ª Conferência do Ciclo "CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet", que discutiu a Governança Democrática e Colaborativa, um dos princípios do decálogo do CGI.br. Saiba como foi esse encontro: http://nic.br/noticia/notas/realizada-em-joao-pessoa-9-conferencia-do-cgi-br-abordou-governanca-da-internet/.

IGF 2015

Ao final do segundo mandato de cinco anos conferido pela Assembleia Geral da ONU, o IGF 2015 promove até sexta-feira (13) mais de 100 debates, entre reuniões preliminares, sessões principais, workshops e atividades paralelas. Representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil, entre especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet, estarão reunidos em discussões pautadas pelo tema Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável.

A programação completa pode ser consultada no sítio: http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule. Veja também a agenda do CGI.br e NIC.br no evento: http://nic.br/confira-a-programacao-do-igf-2015/. A transmissão ao vivo está disponível no endereço: https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-cast. Acompanhe as atividades do NIC.br e CGI.br também pelo Twitter (https://twitter.com/comunicbr).

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br