NIC.br

Ir para o conteúdo
11 ABR 2017

Evento de segurança de outubro de 2016 em instituição bancária brasileira




O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável entre outras atividades pelo registro de nomes de domínio sob o “.br” e administração e publicação do DNS, esclarece que tomou conhecimento, em outubro de 2016, de um evento de segurança relacionado ao redirecionamento de DNS de uma instituição financeira brasileira.

O comprometimento da conta de e-mail do contato técnico da referida instituição permitiu que terceiros obtivessem acesso às credenciais válidas, apresentadas ao Registro.br para acesso autenticado e troca da delegação DNS. O caso foi tratado da forma mais expedita possível, assim que houve manifestação da instituição, garantindo-se o retorno à segurança necessária.

É importante enfatizar que a infraestrutura do Registro.br não foi comprometida nem os serviços prestados pela entidade, que hoje administra mais de 3,9 milhões de domínios “.br” e zela pela transparência de suas atividades.

Reforçamos que o uso da verificação em duas etapas (Token) por todos os usuários do Registro.br continua sendo uma recomendação de extrema importância. Apesar de tratar-se de um recurso opcional, o Token fornece uma camada adicional de proteção, aumentando significativamente a segurança sobre a administração dos domínios registrados junto ao Registro.br e contribuindo, assim, para prevenir ações mal-intencionadas, como ataques em delegações DNS. A adoção do Token para acesso ao Registro.br reduz significativamente a possibilidade de realização de ataques desse tipo a contas de usuários.

O NIC.br também chama atenção para os ataques que utilizam técnicas de engenharia social, seja em casos em que criminosos se passam por um cliente e solicitam a uma empresa intermediária “alterações” no sistema de registro, seja por meio de phishing ou, ainda, pelo comprometimento de uma conta de e-mail. Publicações, palestras, cursos, cartilha de segurança, produção de estatísticas de incidentes de segurança e incentivo à adoção de boas práticas são algumas das ações do NIC.br para aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no Brasil.