NIC.br

Ir para o conteúdo
25 MAR 2008

W3C publica a versão preliminar do HTML 5






Convergência Digital - 25/03/2008 - [ gif ]
Assunto: W3C

O W3C (The World Wide Web Consortium) publicou para consulta pública a versão preliminar antecipada do HTML 5, uma revisão importante da linguagem de markups para a Web. O HTML 5 foi criado pelo Grupo de Trabalho HTML para ser uma especificação aberta, sem direitos autorais para conteúdo e aplicações de Internet rica. No Brasil, o NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - abriga o escritório da entidade e estará à frente do projeto.

O principal benefício da nova versão é a facilidade para embutir e controlar vídeos, blogs e gráficos na Internet, o que era mais complexo na versão anterior, precisando recorrer a plugins. De acordo com Vagner Diniz, gerente do escritório W3C no Brasil, o HTML 5 traz um conjunto de novidades para acompanhar o desenvolvimento da Internet. "A Web atualmente está muito visual e interativa. A nova versão possui linguagem que possibilita criar Websites mais interativos e atraentes."

A especificação HTML 5 ajuda a melhorar a interoperabilidade e reduz os custos de software ao oferecer regras precisas sobre como usar corretamente os documentos HTML e também como recuperá-los em casos de erros. Esta é a primeira versão do HTML desenvolvida sob a política de patentes do W3C Royalty-Free.

O Grupo de Trabalho HTML, que possui aproximadamente 500 participantes, foi criado em março de 2007 como um fórum para estabelecer um consenso sobre o novo padrão. O grupo já publicou um conjunto de princípios do projeto HTML, que inclui: garantia do suporte ao conteúdo existente, respeito às práticas de codificação amplamente reconhecidas, separação de conceitos (conteúdo da apresentação), e acesso universal com independência de plataformas e possibilidade termos Web em qualquer língua.

"Estou satisfeito em ver que a comunidade de desenvolvedores e os fabricantes de navegadores estão trabalhando juntos para criarem o melhor caminho para a Web. É um trabalho duro integrar as contribuições de tanta gente, assim como é um desafio buscar o equilíbrio entre inovação, pragmatismo e idealismo", explica Tim Berners-Lee, autor da primeira versão do HTML e diretor do W3C.

Para garantir que o HTML 5 atenda às necessidades de seus usuários, o W3C convida os desenvolvedores de ferramentas de autoria a participarem do Grupo de Trabalho HTML. O W3C também espera contar com a participação de todos com comentários recebidos através do First Public Working Draft. Para mais informações, acesse http://www.w3c.br.