NIC.br

Ir para o conteúdo
04 JUN 2008

W3C cria grupo de pesquisas tecnológicas para inclusão digital e e-gov






Convergência Digital - 04/06/2008 - [ gif ]
Autor: Fernanda Ângelo
Assunto: Seminário W3C

Uma parceria entre o W3C (The World Wide Web Consortium) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR deu origem a um grupo de pesquisas sobre tecnologias móveis para a inclusão digital e suporte ao governo eletrônico. Batizada como Grupo de Interesse Web Móvel para o Desenvolvimento, ou MW4D, na sigla em inglês, a iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira (4), durante o 14º Congresso de Inovação na Gestão Pública.

O anúncio marca a primeira apresentação da divisão brasileira do W3C, cujo escritório local foi inaugurado cerca de sete meses atrás por iniciativa do CGI.br/NIC.br com o objetivo de estimular o mercado brasileiro a adotar padrões internacionais e abertos no desenvolvimento de aplicações voltadas à internet. "Esta seria uma forma de não apenas facilitar a integração de sistemas e o acesso às informações, mas de promover a inclusão digital", observa Jose Manoel Alonso, líder da atividade eGoverno do W3C. "Um dos nossos objetivos no Brasil é ajudar o governo a entender como usar os padrões estabelecidos pela W3C de forma a solucionar muitos de seus problemas com a internet e com o uso de tantas tecnologias distintas", afirma Alonso.

Em vídeo-mensagem gravada para o Conip, Tim Berners-Lee, diretor do W3C e um dos criadores da internet, diz que a internet não só facilita, mas também barateia a democratização das informações. "Governo eletrônico não significa apenas interligar cidadãos e poder público. Implica também a inclusão social", afirma o especialista.

A inclusão, aliás, é um das metas por trás do MW4D. O núcleo tem o objetivo de pesquisar questões relacionadas às dificuldades de acesso à tecnologia da informação e da comunicação pelas comunidades rurais e populações excluídas. Com a mobilidade, a internet pode chegar às áreas mais remotas, além de criar novas oportunidades de emprego, acesso a serviços de saúde e de informações úteis à população, conforme Berners-Lee explica em sua mensagem. "O que precisamos para ter sucesso nessa ação é resolver questões importantes como a falta de padrões para dispositivos ao usuário final, restrições na rede de acesso, custos do serviço, educação para o uso e compreensão da real necessidade de informações para as comunidades rurais", diz Ken banks, co-líder do MW4D.

"O grupo MW4D pretende analisar esses desafios, identificar as maneiras mais eficazes de superá-los e propor um mapa e soluções para o avanço nessas questões", diz Alonso. Assim, o W3C convida especialistas, pesquisadores e ONGs para participarem ativamente dessa nova frente de trabalho. Os interessados podem obter mais informações em www.w3c.br.